Desequilíbrio emocional pode trazer dificuldades na carreira - Portal de notícias CERS

Desequilíbrio emocional pode trazer dificuldades na carreira

Por:
Atualizado em 08/09/2014 - 20:23

Jovens nascidos nas décadas de 1980 e 1990 – a famosa geração Y, reconhecida pela impaciência, pelo desapego à hierarquia e pela dificuldade em aceitar regras –, podem levar um choque ao serem apresentados ao mercado de trabalho – normalmente, cheio de processos e estruturas rígidas. Pesquisa realizada pela empresa de consultoria YCoach com 102 jovens das classes A e B reforçou este quadro, mostrando que os principais motivos que fazem os jovens enfrentarem dificuldades no universo corporativo estão relacionados a fatores comportamentais, seja por falta de maturidade, vivência ou até mesmo equilíbrio emocional.

Perfil        
Os jovens entrevistados são capacitados, estudiosos, fizeram excelentes faculdades e alguns possuem MBA. Porém, uma característica notável é o fator emocional, preponderante para o sentimento constante de frustração. Afinal, inteligência emocional não se aprende na escola.

Felicidade
Para o consultor da YCoach Felipe Maluf é perceptível que os jovens estão cada vez mais ansiosos na busca pelo que chamam de felicidade. Assim, procuram promoções em curto prazo e querem equilibrar seu tempo entre vida profissional e pessoal. Porém, não entendem e não sabem exatamente o que significa e representa felicidade em suas realidades de vida. Questionados sobre seus objetivos para o futuro e carreira, respondem de forma vaga ou admitem nunca terem pensado a respeito.

Isso faz com que haja grande procura desses jovens por orientação de especialistas. A pesquisa listou os principais motivos dessa busca:

1) Falta de clareza em seus próximos passos – 23%;     
2) Realização profissional – 21%; 
3) Melhor preparo para se tornarem líderes – 15%;       
4) Equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou mudança de emprego – 11%;  
5) Encontrar novas oportunidades profissionais – 10%;   
6) Os seus líderes não os inspiram – 5%;      
7) Valores incompatíveis com os da empresa – 4%

Sem afobação 
A empresa responsável pela pesquisa concluiu que o que falta nos jovens, na verdade, é paciência. É preciso viver as experiências de vida e mercado de trabalho em seu tempo. Assim, as dificuldades e desafios, como lidar com pessoas totalmente diferentes em perfil e nível social, serão enfrentados. O segredo, portanto, é saber esperar as coisas chegarem sem afobação.

Você, concurseiro da geração Y, tem tido paciência para subir os degraus da aprovação com calma, determinação e sanidade? Para obter o sucesso profissional tão esperado é preciso avançar nas etapas de preparação, cada uma no seu tempo. Por isso, o CERS Cursos Online oferece cursos completos em plataforma digital para auxiliá-lo a ter discernimento durante este processo. Acesse o link abaixo e confira!

CURSOS ONLINE PREPARATÓRIOS PARA CONCURSOS

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS