Cuidado com a ?casca de banana?. - Portal de notícias CERS

Cuidado com a ?casca de banana?.

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Praticamente todo mundo já deve ter se deparado com situações tensas na hora de realizar uma prova. Na terceira reportagem de nossa serie especial intitulada “Como manter a calma na hora de fazer uma prova”, vamos falar sobre um problema que pode ser facilmente detectado ou passar despercebido, depende do estado de nervos do candidato. Estamos falando das famosas “cascas de banana”. Questões elaboradas especialmente para induzir ao erro.

“Infelizmente é comum encontrar questões feitas com objetivo de apenas testar a atenção do candidato. A simples troca de um dígito no prazo de uma lei u até um número do artigo vai induzir ao erro, mesmo quando se sabe bem o assunto”, alerta o professor Geovane Moraes, de Direito Penal.

O professor de Direito Civil, Thiago Godoy, vê a “casca de banana” com uma armadilha perigosa no Exame de Ordem. “Embora a FGV se apegue mais a lei seca, é preciso manter o máximo de calma e atenção, pois nessa primeira fase teve gente que escorregou na casca”, diz.

Ambos os mestres concordam na hora de dar a receita para fugir da “pegadinha”: “tem de ter muita atenção. Estudar em demasia e buscar manter a calma através da respiração, pensamento positivo e autocontrole. Assim o candidato percebe todos os detalhes da questão e, como sabe a lei, facilmente detecta onde esta a casca de banana”.

Joffre Melo – Jornalista DRT-PE 4071

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS