CORREÇÂO - Prova CEF ? Técnico Bancário ? 2012 - Gabarito 1 - Portal de notícias CERS

CORREÇÂO – Prova CEF ? Técnico Bancário ? 2012 – Gabarito 1

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

Conhecimentos Bancários – Prof Rodrigo Barbati

Questões:

31 b

No ato de abertura de uma conta-corrente, os bancos devem apresentar aos clientes todas as condições básicas para movimentação e encerramento de conta. Essas condições devem constar, obrigatoriamente no contrato de abertura de conta-corrente

32 b

O domicílio das pessoas jurídicas é o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial nos seus estatutos ou atos constitutivo.

33 d

A liquidação em tempo real, operação por operação, a partir de abril de 2002, passou a ser utilizada nas operações com títulos públicos federais cursadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic, o que se tornou possível com a interconexão entre esse sistema e o STR.

34 d

O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, com aporte de recursos à companhia.

35 E

Os contratos (títulos de capitalização) têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro.

36 b

O prazo de bloqueio varia apenas em função do valor do cheque.  Para liberação dos valores depositados, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito, sendo de até dois dias úteis para cheques de valor inferior a R$ 300,00 e um dia útil para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00.

37 d

A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo e em poupança.

38 a

Segundo o Art . 45 da Lei do Cheque, o cheque com cruzamento geral só pode ser pago pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crédito em conta.

39 d

Dentre  os objetivos das SCTVM (corretoras) estão:  operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado e comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; entre outros.

40 d

A Cetip S.A. Balcão Organizado de Ativos e Derivativos é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos.

41 a

A BM&FBOVESPA S/A é uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros.  É a principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais e a única bolsa de valores, mercadorias e futuros em operação no Brasil.

42 d

As debêntures são valores mobiliários, que podem ser emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. A escritura de emissão é o documento legal que declara as condições sob as quais as debêntures serão emitidas especificam os pagamentos de juros, prêmio e principal, por exemplo.

43 a

Dentre as  atribuições do Banco  Central  estão:  exercer a fiscalização das instituições financeiras;  autorizar o funcionamento das instituições financeiras;  e estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras.

44 a

As sociedades de arrendamento mercantil tem entre suas operações ativas, as operações de arrendamento mercantil de bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso próprio do arrendatário (leasing).

45 e

A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos.

46 c

Entende-se como política econômica, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, busca atingir determinados objetivos macroeconômicos. É papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral.

47 d

Ações ordinárias são aquelas que não conferem a seus titulares a preferência sobre dividendos, entretanto, permite o direito ao voto e da participação na administração da S/A.

48 b

Os preços das ações são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações.

49 e

No mercado de crédito  atuam diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro.

50 d

As sociedades podem ser de capital aberto ou fechado.  Nesse caso, a primeira, capital aberto, tem como característica a disponibilização de ações no mercado balcão e na bolsa de valores, onde os interessados podem subscrevê-las ou as adquirir.

Gabarito 1 – Conhecimentos Bancários

31-    B
32-    B
33-    D
34-    D
35-    E
36-    B
37-    D
38-    A
39-    D
40-    D
41-    A
42-    D
43-    A
44-    A
45-    E
46-    C
47-    D
48-    B
49-    E
50-    D

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS