Consulta do FGTS pelo celular - Portal de notícias CERS

Consulta do FGTS pelo celular

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

SÃO PAULO – Os trabalhadores com carteira assinada podem consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de várias formas: pela internet, caixas eletrônicos, Correios e até mesmo pelo celular. No caso do telefone, o acesso se dá pelo serviço WAP do aparelho. A operação é simples: basta abrir o portal da operadora e selecionar o serviço “bancos”. Depois, selecione o link “caixa” e na próxima tela a opção “FGTS”. Na seqüência é preciso digitar o código identificador que é obtido por meio de um cadastro feito pelo site da Caixa.

O site mantém o link saldo do FGTS por celular. Nele, digite na tela de identificação do usuário o número do NIS (PIS/PASEP/NIT) e a Senha internet. Clique no botão OK, cadastre o Código Identificador do Usuário e confirme. Vale salientar que para os empregadores, o processo é outro. As informações sobre o FGTS só estão disponíveis pela Web ou nas próprias agências do banco. Mas para empregado ainda há outros canais como os terminais de auto-atendimento, onde os extratos ou informações de saldo podem ser feitos com o Cartão Cidadão, por meio da senha, ou com o número do PIS/Pasep.

Para o acesso on-line, é importante observar os procedimentos descritos no Manual de Orientação FGTS – Serviços ao Trabalhador, disponível no site ou nas agências da Caixa. Outra possibilidade é pelos Correios. A solicitação pode ser feita nas agências do banco. Segundo a Caixa, são feitas 950 mil consultas do saldo do FGTS pela internet e consultados 930 mil extratos por mês do fundo. Somente pelo serviço 0800 são 226 mil ligações todos os meses. Pelos Correios são enviados por mês 18,5 milhões de extratos.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS