Concursos previstos para a área policial - Portal de notícias CERS

Concursos previstos para a área policial

Confira um panorama completo dos concursos em andamento e previstos para as polícias civis e militares.

Por:
Atualizado em 27/11/2019 - 09:40

Se você está convicto que o seu sonho é seguir a carreira policial, veio ao lugar certo! Quem opta pela área policial tem uma gama enorme de oportunidades a escolher. Como estudar para concursos públicos exige dedicação, estratégia e perseverança, muitas vezes acompanhar todas as novidades dos certames, entre uma videoaula e outra, torna-se tarefa árdua.

Pra você não perder nenhum detalhe dos concursos em andamento e previstos, para as Polícias Civis e Militares, separamos aqui os principais certames e seus status atuais. Confira!

Confira nosso simulado gratuito!

Tenha a experiência da realização de um concurso da área policial com o nosso simulado gratuito, especialmente formulado para essa carreira.

Simulado para Concursos da Área Policial

 

Polícia Civil

marcador Polícia Civil do Distrito Federal – PC DF

Status: banca definida.

Cargos: Escrivão.

Foi publicado no Diário Oficial de 06/11 o extrato do contrato com o CEBRASPE para a realização do concurso para Escrivão da PC DF. O documento esclarece que o certame visará ao provimento de 300 vagas para esse cargo. Lembrando que o concurso para Agente da PC/DF encontra-se autorizado. 

marcador Polícia Civil do Amazonas – PC AM

Status: comissão formada.

Cargos: Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Perito Legista, Perito Odontolegista, Auxiliar Perito e Padioleiro 

Esse concurso está autorizado e tem comissão formada desde o ano passado. Ainda não há definição da banca ou data estimada para divulgação do seu cronograma. Apesar do grande déficit no efetivo, não se sabe ao certo se o edital sairá ainda este ano, em decorrência dos limites de gastos do estado.

marcador Polícia Civil do Rio Grande do Norte – PC RN

Status: comissão formada.

Cargos: Delegado, Agente e Escrivão da Polícia Civil:

Diante dos anúncios realizados pelo governo do estado do Rio Grande do Norte, a expectativa é que o nome da banca organizadora do certame seja divulgado a qualquer momento. O Secretário-adjunto de Administração do Estado, Ediran Teixeira, reafirmou, no fim de agosto, por intermédio das redes sociais, que o edital deve ser publicado ainda este ano, pois a banca já estaria sendo definida. Anteriormente, a Delegada-Geral, já havia divulgado essa informação, além de afirmar que a expectativa é que sejam ofertadas 41 vagas para Delegado, 26 vagas para Escrivães e 240 vagas para Agente. Foi publicada no Diário Oficial, no dia 03 de junho, a designação da comissão especial do concurso. Nova comissão foi formada em janeiro deste ano, decorrente da revogação da anteriormente formada, por irregularidades. As tratativas para a elaboração do edital seguem em constante movimentação. 

marcador Polícia Civil de Goiás – PC GO

Statuscomissão formada.

Cargos: Agente de Polícia e Escrivão

O concurso já tem comissão designada desde o primeiro trimestre deste ano. Após recomendação do Ministério Público para a realização do concurso, a expectativa é que o edital seja lançado ainda em 2019.

marcador Polícia Civil do Rio de Janeiro – PC RJ

Status: autorizado.

Cargos: Delegado, Peritos Legista e Criminal, Auxiliar e Técnico Policial de Necropsia, Inspetor de Polícia e Investigador Policial.

O certame ofertará 864 vagas e terá editais individualizados para cada carreira. Ainda não há definição da banca. O Secretário da Polícia Civil confirmou que os editais do certame serão publicados até dezembro deste ano.

marcador Polícia Civil de São Paulo – PC SP

Status: autorizado.

Cargos: Delegado de Polícia, Investigador de Polícia, Escrivão de Polícia e Médico Legista.

Foi publicado, no início de junho, o despacho autorizador do concurso público para provimento de 2.939 vagas. Apesar da autorização ter sido publicizada neste ano, a expectativa é que os editais só sejam lançados em 2020.

marcador Polícia Civil do Paraná – PC PR

Status: autorizado.

Cargos: Delegado, Papiloscopista e Investigador de Polícia Civil.

O governo do estado anunciou em setembro a realização de concurso para 400 policiais civis, sendo 50 Delegados, 50 Papiloscopistas e 300 Investigadores. No início de novembro, o provimento dessas vagas foi oficialmente autorizado.

marcador Polícia Civil de Alagoas – PC AL

Status: autorizado.

Cargos: Delegado e Agente.

O projeto de lei para um novo concurso visando ao provimento dos cargos de Delegado, Agente e Escrivão será enviado ainda em outubro de 2019. O concurso para o provimento desses cargos está autorizado desde o ano passado. A expectativa é que o edital seja lançado ainda no segundo semestre. O governo do estado vem confirmando que o certame se realizará em breve reiteradamente, através das redes sociais. 

marcador Polícia Civil do Mato Grosso do Sul – PC MS

Status: autorizado.

Cargos: Perito Médico Legista, Perito Criminal, Perito Papiloscopista e Agente de Polícia Científica.

O certame está autorizado desde abril de 2018. Como o estado ultrapassou os limites prudenciais de gastos, o edital não tem data certa para ser publicado. O déficit de servidores é grande e espera-se que o número de vagas supere as 30 previstas no último edital, lançado em 2017.

marcador Polícia Civil do Ceará – PC CE

Status: autorizado.

Cargos: Inspetor, Escrivão e Delegado.

O certame está autorizado desde fevereiro. O governador do estado confirmou, por meio de suas redes sociais, que os preparativos estão a todo vapor. A expectativa é que o edital seja publicado em 2020.

marcador Polícia Civil do Pará – PC PA

Status: comissão especial de licitação designada.

Cargos: Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista.

Foi publicado no Diário Oficial do Pará do dia 18/11 o extrato do edital de concorrência pública visando à seleção da banca do concurso PC PA. Anteriormente, através de Portaria publicada no DO de 18/09, foi designada Comissão Especial de Licitação para a contratação da banca. Por intermédio das redes sociais oficiais, a Polícia Civil do Pará divulgou, no dia 25 de setembro, a distribuição das 1495 vagas entre os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista. Há outro certame para a PC em andamento no estado, no qual espera-se a oferta de vagas para cargos administrativos (Administrador, Assistente Social, Psiquiatra e Psicólogo), cuja banca já foi selecionada (AOCP).

marcador Polícia Civil da Bahia – PC BA

Status: anunciado.

Cargos: Delegado, Escrivão e Investigador.

O governador do estado reafirmou, no dia 16 de julho, que o estado irá realizar concurso público para a Polícia Civil da Bahia. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador. O número de vagas dependerá dos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Espera-se a publicação do edital ainda este ano.

marcador Polícia Civil da Paraíba – PC PB

Status: anunciado.

Cargos: Delegado, Escrivão e Agente.

O Secretário de Defesa Social da Paraíba confirmou à imprensa paraibana que a Polícia Civil está realizando estudos visando à realização de concurso público para a PC/PB. A expectativa é que o certame oferte vagas para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Após a conclusão dos estudos, a proposta seguirá para a equipe econômica do governo.

 

Polícia Militar

marcador Polícia Militar da Paraíba – PM PB

Status: edital publicado.

Cargos: Oficial.

O concurso visa ao preenchimento de vagas do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) da Polícia Militar do Estado da Paraíba. São ofertadas 30 vagas. Mais informações na página oficial da PM PB. 

marcador Polícia Militar da Bahia – PM BA

Cargo: Soldado.

Status: edital publicado

O certame visa ao provimento de 1000 vagas para o cargo de Soldado, com lotação na capital e no interior do estado. O certame é organizado pelo IBFC. As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 19/01/2020.

marcador Polícia Militar de Goiás – PM GO

Status: banca definida.

Cargos: Soldado e Cadete.

O Instituto AOCP foi contratado, através de dispensa de licitação, para organizar o próximo concurso para a PM GO. O certame visará ao provimento de 1.920 para o cargo de Soldado e 80 para Cadete.

marcador Polícia Militar do Amazonas – PM AM

Status: comissão formada.

Cargos: Soldado, Oficiais e Cabo.

O certame já tem comissão formada desde 2018. Está previsto o provimento de 681 vagas, segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas. Os trâmites para a escolha da banca organizadora estão em andamento e a expectativa é que o edital seja publicado em breve.

marcador Polícia Militar do Tocantins – PM TO

Status: comissão formada.

Cargos: Oficiais e Soldados.

A Presidência da Comissão do concurso para provimento de vagas nos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Soldados da PM/TO foi alterada através da Portaria nº 032/2019, em 21 de agosto.

marcador Polícia Militar de Minas Gerais – PM MG

Status: autorizado

Cargo: Oficial

A autorização do concurso PM/MG foi publicada no Diário Oficial do estado do dia 26/11. Ao todo, serão ofertadas 160 vagas para o Curso de Formação de Oficiais – CFO, o qual exige graduação em Direito. Segundo a publicação, o início do curso está previsto para o segundo semestre de 2020, o que gera a expectativa pela publicação do edital no início de 2020.

marcador Polícia Militar do Paraná – PM PR

Status: anunciado.

Cargos: Policiais e Bombeiros

Em solenidade realizada no dia 04 de setembro, o governador do estado já anunciou a realização de novo concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o anúncio oficial, serão 2 mil Policiais e 400 Bombeiros. Na mesma ocasião, foram anunciadas 238 vagas para agentes de cadeia (DEPEN), que serão contratados por intermédio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

marcador Polícia Militar do Pará – PM PA

Status: anunciado.

Cargos: Praças e Oficiais.

Foi publicada no Diário Oficial do Pará do dia 20/11, Portaria designando novos membros para a Comissão Especial de Licitação, encarregada do procedimento licitatório necessário à contratação da banca do concurso PM PA, designada no dia 29/10. Na mesma publicação, está disponível extrato de edital de concorrência objetivando a contratação da banca para o concurso para seleção de candidatos ao Curso de Formação de Praças Combatentes PM e Curso de Formação de Oficiais Combatentes PM. Anteriormente, no Boletim Geral de 11 de setembro, foi publicada a Portaria designativa do Gerente de Projeto, responsável pelo projeto para o ingresso de 7.000 novos Policiais Militares, na PM PA. O governador do estado já havia anunciado, em cerimônia oficial, a realização próxima do concurso. À época informou-se que as vagas serão distribuídas entre os cargos de Praças, Oficiais, Praça Auxiliar de Saúde, Praça Músico e Oficiais de Saúde. Já há comissão formada desde o início do ano, para o processo de seleção para o curso de formação, e a expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano.

Como demonstrado acima, os editais para a área policial costumam ofertar um bom número de vagas. Esses certames geralmente apresentam remunerações bastante atrativas. Logo, não espere para iniciar seus estudos. Uma preparação consistente é garantia de aprovação. Pensando nisso, o CERS acaba de lançar o CERS Play, um sistema de assinaturas com preparatórios para provas de vários órgãos públicos. Pagando um valor fixo por mês, você tem acesso a todos os cursos da área de Carreiras Policiais, inclusive os preparatórios específicos que serão lançados após a publicação dos editais mais esperados. Você quer conquistar sua vaga e mudar de vida? Então, clique aqui e vamos evoluir juntos!

Tags relacionadas: