Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Expectativa de concurso para procurador federal

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 30/01/2019, às 22:34 Atualizado em 31/01/2019 às 15:11

Um dos certames mais aguardados para 2019 é o concurso para procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU). No ano passado, o órgão divulgou edital para cargos de nível médio e superior da área administrativa.  Sendo assim, agora, a expectativa é pelo edital para Procurador Federal, uma vez que há cerca de 500 cargos vagos na área.

Concurso para Procurador Federal

A carreira é bastante atrativa, a começar pela remuneração inicial de R$ 20 mil. Além disso, os interessados devem possuir bacharelado em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e dois anos de atividade jurídica.

Descrição das atividades de procurador federal:

I – a representação judicial e extrajudicial da União, quanto às suas atividades descentralizadas a cargo de autarquias e fundações públicas, bem como a representação judicial e extrajudicial dessas entidades;

II – as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos à União, em suas referidas atividades descentralizadas, assim como às autarquias e às fundações federais;

III – a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial;

IV – a atividade de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade dos atos a serem por ela praticados ou já efetivados.

Etapas do concurso AGU

O concurso para procurador federal é composto por quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e avaliação de títulos. Ademais, o conteúdo programático foi apresentado em dois blocos, sendo:

Grupo I

Direito Administrativo

Direito Constitucional

Direito Econômico e Financeiro

Direito Tributário

Legislação sobre Ensino

Legislação sobre Seguridade Social.

Grupo II

Direito Agrário

Direito Ambiental

Direito Civil

Direito Comercial

Direito do Trabalho e Processual do Trabalho

Direito Internacional Público

Direito Penal e Processual Penal

Direito Processual Civil.

 

Último edital

O último concurso para procurador federal foi realizado em 2013, sob organização do Cespe. Apesar do edital divulgar a abertura de 78 vagas imediatas, a seleção convocou os mais de 535 aprovados no certame. Uma vez que a vigência do último concurso encerrou no ano passado, a necessidade de novo concurso para o cargo ganha força.

Confira o último edital aqui

Preparação

curso para concurso para procurador federalSe você está se preparando para o concurso de procurador federal, este curso é para você!

Revisto e atualizado, o CURSO COMPLETO PARA ADVOCACIA PÚBLICA 2019 tem o intuito de capacitar os alunos com formação em Direito para os concursos da Advocacia Pública, ou seja, para cargos como Procurador Federal, Procurador Estadual, Procurador da Fazenda Nacional e Advogado da União.

Por isso, o CERS Cursos online montou um curso preparatório para essas carreiras com uma experiente equipe de professores, em sua maioria juízes, promotores e procuradores. Assim, você poderá estudar  com profundidade os conteúdos essenciais para tais certames.

 

Acredite em você, você também!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a