Concurso PC GO: Concurso Autorizado! - Notícias CERS

Concurso PC GO: Concurso Autorizado!

Por:
Atualizado em 15/12/2021 - 08:20
MP recomendação a realização de novo concurso PC GO
MP recomendação a realização de novo concurso PC GO

Atenção, concurseiros! Foi autorizada a realização de um novo Concurso PC GO com oferta de 470 vagas para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista.

Sobre a autorização, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, disse:

“Eu quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás: podem se preparar. Estudem bastante. Porque o edital já foi assinado e teremos em breve o concurso para poder chegar mais policiais em todas as áreas da segurança pública de Goiás, mas saibam que não vão apenas entrar na Segurança Pública de Goiás como sendo um bom concurseiro ou preparado para tal trabalho”

Saiba mais sobre o concurso abaixo:

Recomendação do novo certame

A recomendação foi expedida pelo Promotor de Justiça Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Goiânia e enviada ao secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda.

Agora a Secretaria de Segurança Pública possui 10 dias para informar se irá acatar ou não a recomendação.

O Concurso PC GO ofereceria vagas para os cargos de Agente e Escrivão. São esperadas ao menos 550 vagas imediatas.

De acordo com a recomendação, foi estabelecido um prazo de um ano para a conclusão do novo Concurso. Dessa forma, o prazo incluiria desde as etapas pré-edital até a realização da última fase.

Além disso, vale lembrar que o Concurso PC GO já possui como Banca Organizadora o Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás.

Ainda na recomendação, houve a solicitação de remanejamento do quadro de pessoal para que todas as delegacias possam ser atendidas, no prazo de 180 dias.

Alguns fatores foram apontados pelo Ministério Público, como os 45% de cargos vagos. Além disso, apenas 34% dos municípios possuem delegados e 43,3% não possuem servidores policiais. Tais problemas ocasionariam uma lentidão no sistema e no andamento das investigações.

Última recomendação

Em 2018 houve também uma recomendação por parte do Ministério Público para a realização do certame. No entanto, na época, ela só foi acatada para o cargo de Delegado.

Último Concurso PC GO

O último concurso da corporação ocorreu em 2016, foi organizado pela Cebraspe e ofertou 500 vagas para Agente e Escrivão. Ao todo, o concurso contou com 31.329 inscrições.

– Etapas do Concurso

Prova Objetiva: 70 questões do tipo CERTO ou ERRADO;
Prova Discursiva (apenas para Escrivão): Redação de até 30 linhas sobre tema proposto;
Teste de Aptidão Física: Teste de Flexão em Barra/Teste Estático de Barra, Teste de Impulsão Horizontal e Teste de Corrida de 12 minutos.

Resumão do Concurso

Concurso: Polícia Civil de Goiás
Cargos: Agente e Escrivão
Vagas: 470
Banca Organizadora: a definir
Status: Concurso Autorizado
Link do Último Edital

Por fim, confira nosso panorama de concurso na área policial!

Quer começar a se preparar antes dos seus concorrentes para o Concurso PC GO?

Curso Preparação Antecipada - Concurso PC GO

Tags relacionadas: