Concurso para diplomatas - Portal de notícias CERS

Concurso para diplomatas

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, assinou nesta terça-feira (11/6) portaria com as regras para o próximo concurso do Instituto Rio Branco, que oferecerá 30 vagas para o cargo de diplomata. O salário atual para terceiro secretário é de e R$ 13,6 mil. O edital, que geralmente é publicado todos os anos entre dezembro e janeiro, atrasou um pouco e deve sair em até duas semanas.

Pelo menos nos últimos três concursos lançados pelo IRBr, a organização ficou por conta do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (UnB). Podem entrar na disputa por uma das chances candidatos com nível superior em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

Quem pretende seguir carreira na diplomacia brasileira deve começar a se preparar com antecedência, pois a seleção compreende várias fases. A primeira é composta de prova objetiva, com questões sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. Nesta etapa haverá reserva de vagas para afrodescendentes.

 

Depois os candidatos devem passar por prova discursiva de português; provas discursivas sobre história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; e provas escritas de espanhol e francês.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS