Concurso Depen: Banca escolhida - Notícias CERS

Concurso Depen: Banca escolhida

A expectativa é pela oferta de 309 vagas.

Por:
Atualizado em 24/03/2020 - 13:12

Atenção, concurseiros! A CEBRASPE será a responsável pela organização do próximo concurso DEPEN

Saiba mais abaixo

Banca escolhida

Foi divulgado hoje, dia 24/03, que a CEBRASPE será a responsável pela organização do concurso DEPEN!

Espera-se agora a publicação do edital, que pode ocorrer a qualquer momento.

O certame visará o provimento de 309 cargos do quadro de pessoal do Depen.

Comissão Formada!

A edição do dia 21 de fevereiro de 2020 do DOU trouxe o anúncio da formação da comissão para o concurso do Departamento Penintenciário Nacional, o Depen. A publicação pode ser lida na íntegra logo abaixo:

O documento esclarece que o provimento dos cargos de Agente Penitenciário Federal dependerá de prévia autorização do Ministério da Economia e será de responsabilidade do Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Vagas

Agente Federal de Execução Penal – 294 vagas

Especialista Federal em Assistência à Execução Penal – 15 vagas.

Ressalte-se que o cargo de Especialista Federal exige nível superior de escolaridade.

Remuneração

Segundo informações disponíveis no portal da transparência, o vencimento básico inicial para o cargo de Especialista é de R$ 4361,30. Já para o cargo de nível médio, a remuneração inicial é de R$ 2.953,48. 

Ambos os cargos fazem jus à Gratificação de Desempenho de Atividade de Assistência Especializada do Depen – GDAPEN.

Último concurso

O último concurso Depen foi realizado em 2015, sob responsabilidade do CEBRASPE. À época, foram ofertadas 258 vagas para cargos de nível médio e superior. O certame foi composto de provas objetivas e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exame de aptidão física, de caráter eliminatório, avaliação médica e psicológica, de caráter eliminatório, e investigação social. A segunda fase do concurso consistiu em Curso de Formação Profissional.

As provas objetivas foram compostas de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos, 30 de conhecimentos complementares e 40 de específicos. As questões foram do tipo “Certo ou Errado”.

A prova discursiva consistiu em redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema baseado nos conhecimentos básicos de “Atualidades”.

O edital de 2015 previa jornada de trabalho de 40h semanais ou, nos casos aos quais se aplique o regime de plantões, até 192h mensais.

Conteúdos exigidos no último edital

– Língua Portuguesa;

– Atualidades;

– Noções de ética no serviço público;

– Noções de Direitos Humanos e participação social;

– Assistências na execução penal; e

– Execução penal.

Preparação

Diante do número expressivo de vagas esperado e da remuneração bastante atrativa, acredita-se num certame bastante concorrido. Logo, não espere para iniciar seus estudos. Uma preparação consistente é garantia de aprovação. Pensando nisso, o CERS acaba de lançar o CERS Play, um sistema de assinaturas com preparatórios para provas de vários órgãos públicos. Pagando um valor fixo por mês, você tem acesso a todos os cursos da área de Carreiras Policiais, inclusive os preparatórios específicos que serão lançados após a publicação dos editais mais esperados. Você quer conquistar sua vaga e mudar de vida? Então, clique aqui e vamos evoluir juntos!