Concurso de investigador e escrivão da PC MT - Portal de notícias CERS

Concurso de investigador e escrivão da PC MT

Por:
Atualizado em 16/01/2018 - 18:13

Após a realização do concurso de Delegado no ano de 2017, a Polícia Civil do Mato Grosso lançará em 2018 novo edital para os cargos de investigador e escrivão. Juntas, as seleções ofertarão 1.200 vagas, sendo 900 para a primeira função e 300 para a segunda.

Rogers Jarbas, secretário de Estado de Segurança Pública, já confirmou os concursos públicos. De acordo com o secretário, foram feitos levantamentos para que fossem definidos os cargos para os quais seriam realizados certames e, depois da análise, foi determinado que os certames devem acontecer ainda neste ano.

O governador Pedro Taques afirmou que as inscrições e as provas do certame estão previstas para 2017, com expectativa de que os aprovados possam tomar posse dos respectivos cargos em 2018. Segundo Tarques, apesar dos investimentos e da convocação dos aprovados no último concurso, o estado ainda precisa expandir o número de servidores na área.

Sobre os cargos:

Investigador: dentre as atribuições desse cargo, estão proceder à coleta e análise de dados de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação da autoridade policial; proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas da autoridade policial, etc.

Escrivão: esse profissional deve proceder à coleta e análise de dados, informações e conhecimento de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação da autoridade policial; proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas da autoridade policial, entre outras.

Para concorrer às funções é necessário nível superior, sendo exigido ainda carteira de habilitação na categoria ‘B’, ‘C’ ou ‘D’ para o posto de investigador. A remuneração para as ambas as funções é de aproximadamente R$ 4.741,59, além de auxílios.

Sobre o último concurso:

Realizado em 2012, o último certame do órgão contou com prova objetiva composta por 70 questões, sendo dividida em três grupos: Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, Atualidades História e Geografia de Mato Grosso) e Conhecimentos Específicos (Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT).

Os inscritos também foram avaliados por análise de títulos, exame de saúde, teste físico, avaliação psicológica e investigação social. A validade do concurso foi de dois anos, prorrogável por igual período.

Leia também: Concursos para área policial

Confira as opções de cursos regulares para a área policial aqui

O que estudar em concursos da área policial?

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS