Concurso da PRF será retomado - Portal de notícias CERS

Concurso da PRF será retomado

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Manoela Moreira

A apreensão e espera dos candidatos do concurso da Polícia Rodoviária Federal acabaram. Pelo menos, é o que indica a Advocacia Geral da União (AGU) ao conseguir uma liminar do Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinando a continuidade da seleção.

O certame havia sido suspenso a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em razão de supostos equívocos na avaliação dos exames médicos dos candidatos. A ação previa a realização de nova avaliação de saúde dos candidatos considerados inaptos e, com isso, o concurso foi suspenso no final de 2013.

Os argumentos apresentados pela AGU alegam que a liminar desestabilizava e colocava em risco a continuidade da seleção, necessária para o aumento do quadro efetivo da PRF antes da realização da Copa do Mundo. Segundo a procuradoria, a suspensão cria uma regra indevida e não prevista no edital.

A Justiça considerou que o mérito da questão ainda deve ser discutido, mas que o concurso deve ser retomado, pois houve um descumprimento do edital, que não é amparado pelos Tribunais Superiores.

O Concurso

A PRF abriu 1 mil vagas para o cargo de policial. A oportunidade exigia diploma de graduação em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” (carro). O salário inicial é de R$ 6.479,81. Se inscreveram 109.769 candidatos, mas 19,7% faltaram, ficando a concorrência em cerca de 88 por vaga.

As fases do certame incluíam provas objetivas e discursivas, teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e provas de títulos. A segunda etapa é composta de curso de formação.

 

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS