Definida comissão do concurso para cartório do TJ SC - Portal de notícias CERS

Definida comissão do concurso para cartório do TJ SC

Comissão foi definida na última quarta-feira, dia 07/11.

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 12/11/2018 - 10:42
cartorio

O certame para Cartório do TJ SC está cada vez mais perto! Foi definida a comissão do concurso para ingresso na atividade notarial e de registro do Estado de Santa Catarina, de acordo com a resolução TJ N. 32 DE 7 DE NOVEMBRO DE 2018. Confira:

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, POR SEU ÓRGÃO ESPECIAL, considerando o art. 3º da Resolução TJ n. 1 de 4 de abril de 2012; a Resolução n. 81, de 9 de junho de 2009, do Conselho Nacional de Justiça; e o Ofício n. 250/2018-GVP, de 24 de outubro de 2018, subscrito pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, RESOLVE:

Art. 1º Fica constituída a Comissão de Concurso para Ingresso na  Atividade Notarial e de Registro do Estado de Santa Catarina, com a seguinte composição:

I – desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, presidente;
II – juiz de direito Humberto Goulart da Silveira;
III – juíza de direito Monike Silva Povoas;
IV – juiz de direito Ruy Fernando Falk;
V – procurador de justiça Newton Henrique Trennepohl, representante
do Ministério Público do Estado de Santa Catarina;
VI – doutor Guilherme de Almeida Bossle, representante da Ordem
dos Advogados do Brasil;
*VII – doutora Cristina Castelan Minatto, registradora*; e
*VIII – doutora Mariana Viegas Cunha, tabeliã*.
Art. 2º Ficam revogadas as disposições contrárias.
Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Atualizações anteriores

No dia 05 de abril, foi publicada no Diário Eletrônico Oficial a definição da banca organizadora do concurso para cartório do TJ SC. Por dispensa de licitação, definiu-se que o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) será responsável pela organização do certame.
Leia também: Tudo sobre os disputados concursos para cartório

 

Como ingressar na cerreira de serviços notariais

Desde a Constituição Federal de 1988, o ingresso na carreira se dá por meio de concurso público para cartório (outorga de delegação de serviços notariais e de registros públicos), na forma da Lei 8.935/1994 (Lei dos Notários e dos Registradores), em cumprimento ao parágrafo 3º do art. 236 da CF, que estabelece que o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento (ingresso) ou de remoção, por mais de seis meses.

Esta é a grande oportunidade de ingressar numa carreira, que muito mais do que estabilidade e ganhos financeiros, possibilita estar próximo da população exercendo uma relevante função social e desempenhando um papel de orientador, assessor e conselheiro das partes, garantindo em todos os atos praticados, a autenticidade, publicidade, segurança e eficácia, estas, a principal finalidade dos serviços notariais e de registros.

 

Último concurso

O último concurso para cartório do TJ SC foi realizado no ano de 2012, na cidade de Florianópolis. Na ocasião, o certame teve as seguintes provas: objetiva, escrita, prática e de títulos.

 

Curso online

Você já pode começar a se preparar estudando com os melhores professores para conquistar a sua aprovação! Confira o nosso curso preparatório:

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS