Como usar a revisão a seu favor - Portal de notícias CERS

Como usar a revisão a seu favor

Por:
Atualizado em 20/01/2015 - 14:32

A preparação para o Exame de Ordem consiste, em primeiro lugar, no planejamento antecipado dos estudos. Além das aulas explicativas e da leitura da legislação, a programação deve incluir a revisão final.

Existem basicamente duas modalidades de revisões: as periódicas e as de véspera de prova.

As revisões periódicas, por sua vez, podem ser trabalhadas de maneira cíclica e permanente. Na primeira modalidade o candidato disponibiliza alguns momentos de seu tempo permanente de estudos para a realização de revisões. Assim, está sempre a realizar a referida atividade. Já no formato cíclico, são estabelecidos determinados períodos para ocupar parte ou todo o tempo disponibilizado aos estudos com as revisões, de modo a rever todo o conteúdo até então estudado. Adotando esta opção, é necessário definir a periodicidade de realização das revisões, por exemplo a cada bimestre, trimestre ou semestre.

Quanto à revisão de véspera de prova, a principal finalidade consiste em trabalhar o objeto de conhecimento mais numa perspectiva de memória de curto prazo. Tem importância principalmente para a realização de provas objetivas. Os dias que antecedem ao exame devem ser reservado para uma pausa no ritmo alucinado de estudos. Em outras palavras, esta não é a data mais adequada para você aprender novos conceitos. E sim, fazer apenas uma revisão básica para manter a calma e a segurança no dia da prova.

As revisões são fundamentais para a consolidação de memórias, inclusive por uma questão neurofisiológica. O contato contínuo com o conteúdo estudado, por meio da repetição, tende a reforçar a assimilação das informações.

Outro benefício das revisões é o automatismo. Quanto mais repetições, mais naturalmente assimilamos o conteúdo, e a informação deixa de ser estranha ao nosso conhecimento. Se ficássemos pensando que temos de respirar não poderíamos aprender. A automatização permite que uma parte já não seja pensada, para que o pensamento possa se preocupar em adquirir novos conhecimentos.

Assim, a automatização é fundamental para a aprendizagem, o que tende a contribuir inclusive no processo de realização de provas. É o que ocorre quando percebemos que o tempo para resolver uma questão sobre um tema quanto ao qual reiteramos o contato muitas vezes é menor do que no caso da questão abordando tema que não se teve tanto contato assim.

 

Super UTI

Uma ótima oportunidade de revisão de véspera é o projeto SUPER UTI. Que tal encontrar toda a equipe de professores do Portal Exame de Ordem em um dia descontraído e de muito conhecimento?

O evento para a 1ª fase do XVI Exame de Ordem acontece no dia 07 de março, no auditório do hotel Radisson, no bairro de Pajuçara, Maceió/AL. Se você deseja acompanhar o Super UTI de qualquer outro lugar do Brasil, basta escolher a modalidade online e não perder nenhum minuto desse encontro!

 

SUPER UTI – Aula presencial em Maceió

SUPER UTI – Transmissão Online

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS