Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como se pronuncia a palavra recorde?

Avatar de
Por:
Publicado em 12/07/2016, às 18:38

recorde-pronuncia-portuguesCom a proximidade das Olimpíadas, os noticiários e conversas entre amigos podem citar os recordes batidos pelos atletas. Você pode até estar por dentro do mundo dos esportes, mas e da Língua Portuguesa?

Por considerar a palavra já integrada a nosso idioma, a forma correta registrada é re-cor-de (com e final e sem acento gráfico), devendo ser pronunciada rimando com acorde, concorde e discorde.

Apesar da influência do termo em inglês e do uso generalizado, evite a pronúncia proparoxítona da palavra: re-cor-de.

O substantivo, que indica que uma marca máxima foi atingida, é uma paroxítona comum, com ênfase na penúltima sílaba: re-cor-de. Por isso, não entra em nenhuma regra de acentuação.

Leia também: Aprenda a nova ortografia da língua portuguesa

 

ortografia-língua-portuguesa-cers

Acentuação é uma das bases do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A pronúncia da palavra recorde não mudou com as novas regras, em vigor desde 2016. Muita gente fala errado por simplesmente não saber as regras básicas de grafia.

Se você deseja não apenas saber, mas compreender e aprender a escrever corretamente, conheça o curso online de atualização do CERS Corporativo.

NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. CARLOS ANDRÉ

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a