Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como estudar para a 2ª fase da OAB?

Avatar de
Por:
Publicado em 01/11/2016, às 17:00

2-fase-oab-como-estudar-parte-processualQuem vai aproveitar a repescagem já deve ter começado os estudos para a prova de 2ª fase da OAB. Mas se você faz parte do grupo que não faz nem ideia por onde iniciar a preparação, segue uma dica de ouro do nosso especialista em Exame de Ordem, Maurício Gieseler: comece pela parte processual.

Aproximadamente 70% da prova enfoca o lado processual da disciplina escolhida pelo candidato na 2ª fase. Aliás, a parte processual tem a faceta mais importante na prova subjetiva em função de um ponto específico: a necessidade de se acertar qual a peça certa no problema prático-profissional.

“Isso impõe uma obrigação clara e inequívoca ao candidato: a de dominar completamente o sistema processual da disciplina de escolha. Então aqui já temos dois bons motivos para iniciar os estudos pela parte processual: uma maior abordagem na prova e a importância da identificação da peça prática”, afirma Glieser.

 

Como o candidato deve estudar a parte processual?

É importante ter bem a noção dos seguintes elementos:

1 – Quais são as peças possíveis na 2ª fase da OAB/Ritos processuais;

2 – Compreensão da estrutura da respectiva Justiça;

3 – Regras de competência

4 – Partes

5 – Fundamento das peças/ nomem iuris de cada uma;

6 – Preliminares, prejudiciais e mérito das causas

7 – Objetos e objetivos das ações

8 – Pedidos

9 – As características de cada peça, e;

10 – As hipóteses de cabimento.

Em suma, o candidato tem de conhecer os institutos de cada ação.

 

O estudo do conteúdo programático da parte processual deve ser organizado de forma didática e sequencial, exatamente para o candidato seguir toda uma lógica e apreender o conteúdo com clareza.

Se você ainda tem dúvidas de como organizar o cronograma de estudo, nada melhor do que seguir a orientação do seu professor ou acompanhar aulas que direcionam o aprendizado.

O candidato pode ter feito uma boa faculdade, ou mesmo ter muita prática em sua respectiva área, mas não se enganem: a 2ª fase tem suas facetas e tem requisitos e detalhes que os desavisados não percebem.

 

Você pode se interessar por:

CURSOS 2ª FASE OAB

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a