Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como escolher o material de estudo para concursos

Avatar de
Por:
Publicado em 24/02/2016, às 14:44

material-estudo-concurso-livros-cersEstudar para concursos públicos exige a tomada de diversas decisões. Entre elas, a escolha do material de estudo, que deve ser atualizado, compatível com o conteúdo programático,d e boa procedência, didático e direcionado para concursos.

 
ATUALIZADO

As disciplinas jurídicas, que abordam legislação e jurisprudência de tribunais precisam estar atualizadas. É importante verificar a data em que o material foi elaborado, caso contrário pode induzir o candidato ao erro. Outras disciplinas podem não mudar com o tempo, mas a foram como os assuntos são cobrados podem ser alterados ao longo das consecutivas provas. Por isso, mesmo em matérias como informática ou raciocínio lógico, o material didático precisa estar atualizado.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O nível de conhecimento exigido sobre determinada disciplina não será o mesmo a cada concurso. Vai depender da área de interesse, nível de escolaridade, cargo almejado e até da banca organizadora. Isso significa que o material que você estuda também pode precisar mudar a cada novo concurso. Tudo vai depender do conteúdo programático descrito no edital. Uma leitura atenciosa é fundamental para escolher o material de estudos e se preparar de forma completa e suficiente.

DE BOA PROCEDÊNCIA

Há muitos livros disponíveis no mercado. Além de verificar a atualização e o conteúdo programático, o próximo passo é conhecer a procedência do material didático. Os autores e a editora são conhecidos? Peça indicações aos professores e amigos concurseiros. Informe-se com que já estudou por aquele material, busque referências na internet, e analise os diferenciais oferecidos, como resumos, questões, tabelas e organogramas que facilitem o entendimento sobre o assunto.

DIRECIONADO PARA CONCURSOS

É fundamental que o material didático seja direcionado para concursos pois, como mencionamos anteriormente, as questões exigem uma abordagem diferenciada. Assim é preciso estar atento para qual finalidade o material didático foi elaborado: para simples consulta ou para explicação do assunto a partir da abordagem das bancas organizadoras dos certames.

DIDÁTICO

Se os livros encontrados atender a todos os requisitos anteriores citados e você ainda ficar em dúvida de qual material escolher, é o momento de buscar aquele com qual você mais se identifica. O mesmo material pode agradar muito a um leitor e não agradar a outro.

Vale a pena ir a uma livraria e folhear o livro ou pegar emprestado antes de comprar. A leitura deve ser didática e agradável. Você pode chegar melhor a essa conclusão comparando um assunto que você conheça e um que não conheça. Tente estudar e verifique se conseguiu aprender com o método utilizado pelo autor.

 

Você pode se interessar por:

RETROSPECTIVA 2015.2: Confira as principais atualizações legislativas e/ou os principais e mais recorrentes conteúdos cobrados em concursos públicos, ao longo dos seis últimos meses do ano de 2015. São 20h/aulas gravadas por professores com experiência em concursos públicos para que você se mantenha totalmente atualizado em sua jornada de estudos.

LIVROS DIGITAIS: obras escpecíficas para concursos e exame de ordem assinadas pelos professores do CERS

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a