Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como a FGV elabora as questões da 1ª fase do Exame de Ordem?

Avatar de
Por:
Publicado em 01/12/2016, às 14:35

Entender as particularidades da banca organizadora do Exame de Ordem, a Fundação Getúlio Vargas, é uma importante etapa para os bacharéis de Direito que se preparam para a prova. Conhecer seu estilo de prova, forma de cobrança dos conteúdos, “pegadinhas” frequentes, entre outros aspectos, ajudam o examinando a ter uma antevisão das questões e ficar mais confiante com o que irá encontrar na prova.

Uma das bancas mais importantes e respeitadas do país, a FGV costuma apresentar um alto grau de dificuldade nos certames que organiza. Tradicionalmente, as provas da banca contêm textos grandes, com assuntos, muitas vezes, pouco estudados pelo candidato.

Nas provas da 1ª fase da OAB, o panorama não se altera. Nas edições do Exame, a Fundação Getúlio Vargas utiliza casos práticos, aplicações reais e questões multidisciplinares, que envolvem texto de lei. A prioridade é a cobrança doutrinária da legislação.

Tudo sobre a elaboração das questões 1ª fase da OAB:

1) A prova é, geralmente, constituída de: 22,5% de questões difíceis, 28,75% de questões fáceis e 48,75% de questões médias.

2) Uma média de cinco a dez professores elaboram as questões por área de conhecimento.

3) Uma vez formulada, a questão passa por uma análise técnica. A partir dessa revisão, a questão vai para um banco de questões (em cada disciplina, a FGV tem entre 300 e 400 questões no banco).

4) Quando as questões estão finalizadas, uma reunião entre especialistas em Exame de Ordem é realizada para avaliar os enunciados. O grupo pode aceitar as questões integralmente, com restrições, recusá-las ou propor mudanças.

5) Com esse retorno, a FGV reformula as questões sugeridas pelos especialistas.

6) O banco de questões é então considerado pronto, dando início ao processo de seleção das questões que vão compor a avaliação. A seleção é feita por professores que não estavam envolvidos com a elaboração dos enunciados.

7) Após a seleção final, é realizada a revisão final das 80 questões.

8) A FGV não aceita questões com transcrição literal do código, a fim de evitar repetições com outras questões. A banca dificilmente trabalha com prazos, tentando priorizar os enunciados que exijam a logicidade e criatividade do examinando.

Renato Saraiva Comenta Resultado XXI Exame de Ordem:

Leia também: Entenda o Exame de Ordem na visão FGV

Você pode se ineteressar por:

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA OAB 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a