Rateio de cursos? Comercialização indevida de videoaulas gera ações na Justiça - Portal de notícias CERS

Rateio de cursos? Comercialização indevida de videoaulas gera ações na Justiça

Com autorização da justiça é possível identificar quem copia, vende, compra, compartilha e até quem assiste.

Ana Laranjeira
Por:
Atualizado em 23/01/2019 - 09:07
videoaula

O simples ato de compartilhar uma videoaula é crime. Por isso, o STJ vem mantendo diversas decisões em relação ao tema. Essas decisões incluem, por exemplo, a reprovação dos candidatos na investigação social. Tudo isso em razão do cometimento de crime de pirataria.

Com autorização da justiça, é possível identificar quem copia, quem vende, quem compra, quem compartilha e até quem assiste. “No caso do comércio, temos ainda outros dados, como os dados bancários, que possibilitam a identificação de suspeitos e a prisão de pessoas”, alerta o delegado de crimes cibernéticos César Duarte Lacombe.

Confira a reportagem produzida pelo Jornal da Globo.

 

Como funciona o rateio de cursos?

O compartilhamento de aulas online de cursos preparatórios pode causar muita dor de cabeça para os concurseiros. Essa inclusive é uma das pautas discutidas pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), a qual Renato Saraiva é presidente.

Infelizmente, a prática do rateio é muito comum. Diversos sites e perfis nas redes sociais oferecem ilegalmente aulas online por valores bem abaixo do mercado. Isso acontece por que eles não tem nenhum custo ou responsabilidade com a produção, gravação, suporte técnico, ou ainda respeito pelo trabalho dos professores e equipe técnica envolvida.

Não estamos discutindo o mero compartilhamento de dicas e materiais de estudo entre concurseiros em prol da democratização do conhecimento, mas quem adquire os cursos originais e revendem as videoaulas apenas pensando no lucro e no próprio benefício. Há outras formas legais de estudar para concursos sem gastar muito.

Videoaula para concursos

A videoaula surgiu como um facilitador nos estudos de muitos concurseiros. A flexibilidade de horário, mobilidade, acesso aos melhores professores do Brasil são apenas algumas vantagens das aulas online para concursos. Além disso, a compra dos cursos originais oferecem segurança jurídica e todo o suporte técnico e pedagógico para os alunos.

Os cursos originais do CERS oferecem vantagens disponíveis na área do aluno:

– Plantão de dúvidas: contato direto com os professores para tirar dúvidas sobre a matéria e trocar mensagens.

– Acelerador de vídeo: pelo aplicativo CERS no Bolso, o aluno pode escolher entre quatro velocidades para assistir às aulas ganhando tempo nos estudos sem prejudicar a aprendizagem.

– Download de aulas: baixe as aulas do CERS e assista pelo celular mesmo sem internet.

Faça o seu preparatório com um time de profissionais especializados no CERS!

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS