Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Rateio de cursos? Comercialização indevida de videoaulas gera ações na Justiça

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 23/01/2019, às 09:07 Atualizado em 23/01/2019 às 12:14

O simples ato de compartilhar uma videoaula é crime. Por isso, o STJ vem mantendo diversas decisões em relação ao tema. Essas decisões incluem, por exemplo, a reprovação dos candidatos na investigação social. Tudo isso em razão do cometimento de crime de pirataria.

Com autorização da justiça, é possível identificar quem copia, quem vende, quem compra, quem compartilha e até quem assiste. “No caso do comércio, temos ainda outros dados, como os dados bancários, que possibilitam a identificação de suspeitos e a prisão de pessoas”, alerta o delegado de crimes cibernéticos César Duarte Lacombe.

Confira a reportagem produzida pelo Jornal da Globo.

 

Como funciona o rateio de cursos?

O compartilhamento de aulas online de cursos preparatórios pode causar muita dor de cabeça para os concurseiros. Essa inclusive é uma das pautas discutidas pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), a qual Renato Saraiva é presidente.

Infelizmente, a prática do rateio é muito comum. Diversos sites e perfis nas redes sociais oferecem ilegalmente aulas online por valores bem abaixo do mercado. Isso acontece por que eles não tem nenhum custo ou responsabilidade com a produção, gravação, suporte técnico, ou ainda respeito pelo trabalho dos professores e equipe técnica envolvida.

Não estamos discutindo o mero compartilhamento de dicas e materiais de estudo entre concurseiros em prol da democratização do conhecimento, mas quem adquire os cursos originais e revendem as videoaulas apenas pensando no lucro e no próprio benefício. Há outras formas legais de estudar para concursos sem gastar muito.

Videoaula para concursos

A videoaula surgiu como um facilitador nos estudos de muitos concurseiros. A flexibilidade de horário, mobilidade, acesso aos melhores professores do Brasil são apenas algumas vantagens das aulas online para concursos. Além disso, a compra dos cursos originais oferecem segurança jurídica e todo o suporte técnico e pedagógico para os alunos.

Os cursos originais do CERS oferecem vantagens disponíveis na área do aluno:

– Plantão de dúvidas: contato direto com os professores para tirar dúvidas sobre a matéria e trocar mensagens.

– Acelerador de vídeo: pelo aplicativo CERS no Bolso, o aluno pode escolher entre quatro velocidades para assistir às aulas ganhando tempo nos estudos sem prejudicar a aprendizagem.

– Download de aulas: baixe as aulas do CERS e assista pelo celular mesmo sem internet.

Faça o seu preparatório com um time de profissionais especializados no CERS!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a