CNJ quer 1ª fase "nacional" em concursos para juízes - Portal de notícias CERS

CNJ quer 1ª fase “nacional” em concursos para juízes

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Postado por Ana Laranjeira      
Fonte: Agência Brasil

O seminário do Conselho Nacional de Justiça, que ocorre nesta segunda (6/5) e terça-feira (7/5), terá como tema principal a primeira etapa dos concursos para o ingresso na magistratura. As sugestões colhidas durante o evento serão usadas para formular uma proposta de resolução que será apreciada posteriormente pelo Plenário do CNJ.

“O seminário será importante para discutirmos um novo modelo de concurso para a magistratura. Não queremos apenas pessoas boas de concurso, mas pessoas que tenham uma visão mais ampla da realidade, menos repetitiva”, declarou o juiz auxiliar da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ricardo Chimenti.

Uma proposta prévia, que ainda deve ser discutida, prevê a nacionalização do concurso para juízes, com a primeira etapa de seleção  passando a ser coordenada por uma comissão composta por representantes do CNJ, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atualmente a organização dos concursos para a magistratura é restrita ao próprio tribunal que inicia o certame para a vaga.

A aprovação nesta primeira fase não retiraria a autonomia dos tribunais para procederem com os concursos conforme a necessidade de preencher vagas, informa os responsáveis pelo seminário, mas serviria apenas para pré-habilitar os candidatos.

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS