Chance de se tornar um novo diplomata - Portal de notícias CERS

Chance de se tornar um novo diplomata

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Joffre Melo

O Instituto Rio Branco deve lançar um novo concurso para selecionar diplomatas em breve. Na última semana, foram publicadas as regras para preenchimento de 30 vagas, como parte do programa do Ministério das Relações Exteriores que pretende abrir, somente no primeiro semestre deste ano, um total de 1.293 postos. O salário inicial é um dos mais atrativos do País: R$ 12.962,12.

Apesar de ainda não haver data definida para publicação do edital, já se sabe que a instituição escolhida para ficar a cargo da organização é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UNB), a mesma que organizou o concurso do ano passado, que ofereceu 26 vagas. A intenção do Itamaraty é também incluir reserva de vaga para pessoas que sejam afrodescendentes.

O processo seletivo é bastante disputado. Tem, ao todo, quatro fases: provas objetivas (português, história, geografia, política internacional, inglês, economia e direito), provas discursivas de português, provas de matéria específicas e, por último, conhecimentos em língua estrangeira (espanhol e francês).

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS