Candidato religioso conquista direito de fazer prova em horário diferenciado - Portal de notícias CERS

Candidato religioso conquista direito de fazer prova em horário diferenciado

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Comissão organizadora do concurso havia negado o pedido 

Por Manoela Moreira

 

Por motivos religiosos, um candidato do concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) não poderia realizar a segunda fase do certame, marcada para acontecer no sábado.

Após a comissão organizadora do concurso ter negado o pedido para fazer a prova em horário diferenciado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu uma liminar autorizando a solicitação.

De acordo com o candidato, a crença religiosa que ele pertence considera o sábado um dia santo, não lhe permitindo atividades desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado.

De acordo com a decisão, os concorrentes nesta situação deverão chegar no mesmo horário previsto para os outros, mas, ficarão incomunicáveis, em recinto isolado. A prova será iniciada a partir de completo pôr o sol e os candidatos deverão finalizá-la no mesmo tempo previsto para os demais.

O conselheiro Fabiano Silveira alegou que o direito do candidato de agir de acordo com a crença está ligado a um paradigma expresso no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. No entendimento de Silveira, ceder ao pedido do candidato de nada afetaria o andamento do certame, visto que ele ficaria confinado enquanto espera o pôr do sol.

 

Você pode se interessar por:

16ª Revista Edital

Clique aqui para acessar a versão interativa

Clique aqui para acessar a versão em pdf

 

Como acessar pelo tablet?

Se você utiliza tablets, basta baixar gratuitamente o aplicativo do CERS Editora em seu dispositivo. A Revista também estará disponível gratuitamente em sua lista de degustação.

 

Veja ainda         

COLUNAS > O professor Matheus Carvalho destrincha a nova lei 12.980, sobre o regime diferenciado de Contratações Públicas, e a professora Cristiane Dupret a Lei Menino Bernardo, inicialmente conhecida como Lei da Palmada;

ENTREVISTA > Em bate-papo, o Tenente Coronel Israel de Moura explica o que mudou com o novo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 12.971);

CAPA > As 10 inovações legislativas mais importantes do 1º semestre que todo concurseiro deve saber;

EXAME DE ORDEM > Como e por que revisar o conteúdo da 1ª fase da OAB? A importância de buscar um conteúdo sintético sem perder a qualidade;

PERFIL > Conheça a luta e trajetória de vida do professor Marcelo Uzeda;

EXPLORANDO A MATÉRIA > Socorro! A língua portuguesa me pegou!;

PLANTÃO > Tudo sobre os diversos concursos para as Defensorias;

QUESTÕES COMENTADAS >Teste seu conhecimento neste simulado para agente da Polícia Federal;

E muito mais!

 

   

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS