Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Cancelamento de compra de carro com defeito encerra também contrato de financiamento

Avatar de
Por:
Publicado em 30/03/2016, às 14:18

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que o cancelamento de contrato de compra e venda de um automóvel com defeito realizado entre consumidor e concessionária implica também o rompimento do contrato de financiamento com o banco pertencente ao mesmo grupo econômico da montadora do veículo (banco de montadora).

A decisão foi tomada ao analisar um caso envolvendo o cancelamento de um contrato de compra e venda e de financiamento, de um automóvel defeituoso.

O relator, ministro Moura Ribeiro, entendeu que há responsabilidade solidária da instituição financeira vinculada à concessionária do veículo, já que integram a mesma cadeia de consumo.

Em contrapartida, o banco sustentou que não é parte legítima para figurar na ação, pois não forneceu o automóvel adquirido e o consumidor era livre para financiar o referido bem em qualquer banco. Além disso, afirmou que os financiamentos feitos pelo banco são possíveis para qualquer outra marca, inclusive usados e importados.

Contudo, os ministros afastaram por unanimidade o argumento do banco e mantiveram a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Para os ministros, os contratos de compra e venda e de financiamento de veículo estão “interligados, possuindo uma finalidade comum, a de propiciar ao autor a aquisição de automotor”.

Para se aprofundar:

CURSO INTENSIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E MAGISTRATURA ESTADUAIS
CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICA – MÓDULOS I E II

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a