Cancelada audiência pública que discutiria novos concursos - Portal de notícias CERS

Cancelada audiência pública que discutiria novos concursos

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Por Ana Laranjeira       
Com informações do Correio Braziliense

Foi marcada para ontem (24), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, e cancelada de última hora, a audiência pública que discutiria o ciclo orçamentário do próximo ano, com aumento salarial dos servidores públicos e possível criação de novos concursos públicos. O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira Paiva, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Cleber Ubiratan de Oliveira, anunciaram que não poderiam participar do momento.

O debate foi solicitado pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), com apoio do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), relator da iniciativa. O secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa, declarou que os servidores estão apreensivos com os cortes financeiros anunciados pelo governo no início deste ano. Ele reforça que só no governo Lula foram preenchidas 200 mil vagas, mas que ainda são necessários quase 700 mil novos profissionais para o setor público.

Além dos secretários, a audiência contaria com a participação do representante da Condsef, Max Leno de Almeida, o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Pedro Armengol e o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rego.

No mês de fevereiro, foi anunciado pela ministra do planejamento, Miriam Belchior, que o governo precisaria conter os investimentos públicos em R$ 50 bilhões, em função da inflação que atingiu o país nesse período. Com isso, todos os concursos públicos do executivo foram cancelados para o ano de 2011. Porém, desde o acontecimento, uma série de pressões vem ocorrendo mediante o governo para que haja maneiras de evitar o prejuízo para os servidores e concurseiros. A audiência desta quarta-feira seria uma delas. Ainda não há data prevista para remarcação do evento.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS