Campanha Outubro Rosa: o CERS apoia essa ideia. - Portal de notícias CERS

Campanha Outubro Rosa: o CERS apoia essa ideia.

Por:
Atualizado em 18/08/2014 - 01:04

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama em mulheres brasileiras, o Ministério da Saúde deu início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa. Para aderir a capanha, a fan page do CERS no Facebook ficará cor de rosa durante todo o mês de outubro.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

 

Dados:

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS