Campanha incentiva prevenção do câncer de mama - Portal de notícias CERS

Campanha incentiva prevenção do câncer de mama

Por:
Atualizado em 02/10/2014 - 21:43

O movimento Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra a doença, e estimula a participação da população, empresas e entidades durante todo o mês de outubro. E o CERS Cursos Online abraça essa causa.

O movimento começou nos Estados Unidos no início dos anos 90, e se espalhou por diversos países. Em outubro, prédios públicos costumam ser iluminados de rosa para despertar o interesse e ampliar a adesão à causa.

Dados

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença em 2013.

Na maioria dos casos, não há uma causa específica para o surgimento da doença. Entre os fatores de risco estão a idade, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal. Consumo excessivo de álcool e sedentarismo também. Fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama, com risco mais elevado quando os parentes acometidos são de primeiro grau.

Prevenção

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. As formas mais eficazes para detecção precoce da doença são o exame clínico da mama (realizado por um profissional de saúde) e a mamografia. É recomendado que a partir dos 50 anos, as mulheres façam mamografia a cada dois anos. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia.

 

Você pode se interessar por:

CERS TV – Boca de Urna | Pesquisas Eleitorais #04

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS