Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

As lições do esporte para a alta performance nos estudos

Avatar de
Por:
Publicado em 26/08/2015, às 21:14

Esportistas Inteligência EmocionalGrandes representantes do Brasil nos esportes internacionais participaram ao vivo do segundo dia de palestras no 1º Congresso Online de Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão, na noite dessa quarta-feira (26). Os lutadores de MMA Júnior Cigano e Cláudia Gadelha, o alpinista Rosier Alexandre e o ultramaratonista Márcio Villar seguraram um público atento, comprometido em aprender as lições dos esportes para obter uma alta performance nos estudos e na vida.

Os lutadores de MMA
Ter humildade e determinação foi o primeiro conselho de Júnior Cigano, que começou a contar sua história afirmando que “tudo o que eu tinha cabia em uma mochila”. Ele arriscou, saiu da zona de conforto, mudou de cidade, mudou de profissão, ousou fazer diferente do que todos esperavam dele e só assim se descobriu atleta.  “Quando eu encontrei meu verdadeiro talento e corri atrás do sonho, as coisas começaram a dar certo. Tem gente que diz que não tem sorte. O que essas pessoas precisam entender é que elas precisam ajudar a sorte a encontra-las”, contou o esportista.

O Master Coach Paulo Vieira completa o ensinamento lembrando que sucesso não é por acaso e recomenda aos espectadores que tenham uma visão positiva muito clara do futuro, colocando-se na posição de vencedor imediatamente. “Empresários e estudantes precisam entender que a vontade de se preparar precisa ser maior do que a vontade de vencer”, diz Paulo.

Para aqueles que se preparam para concursos, Cigano e Cláudia Gadelha lembram que é preciso treinar e estudar exaustivamente para que os ensinamentos de que o concurseiro precisa fiquem fixados na mente. “Com muito treino, você vai começar a responder automaticamente”, diz Cigano. Paulo Vieira, que analisou com maestria o padrão de comportamento comum entre todos os esportistas, complementou afirmando que “a dúvida é o que mais atrapalha uma pessoa que deseja a alta performance, seja nos esportes, seja nos concursos. Identifique quais são as vozes negativas que falam na sua cabeça e que estão te atrapalhando”.

O Alpinista
O alpinista Rosier Alexandre, nascido e criado na cidade de Monsenhor Tabosa, no interior do Ceará, enfrentou ainda criança o seu primeiro Everest: a seleção para a escola. Eram 800 alunos para 40 vagas. Ele conseguiu uma vaga como ouvinte e tomou gosto pelos estudos. A superação desse desafio deu espaço para aproveitar alguns hobbies, como os esportes de aventura. Escalar o Aconcágua, a maior montanha da terra, se tornou o grande objetivo de sua vida. “Me aconselharam a procurar um psiquiatra”, conta Rosier. Ele recusou o psiquiatra, leu muito sobre os desafios que teria pela frente, se preparou fisicamente pelo período de dois anos e seguiu para a sua jornada nas montanhas, superando seus limites e batendo o recorde mundial de altitude. “Quando você se planeja, aumenta infinitamente as suas chances de alcançar grandes objetivos”, aconselha o recordista.

O ultramaratonista
Márcio Villar era sedentário, trabalhava sentado o dia inteiro em um escritório e tinha 98kg. A ficha de que precisava fazer alguma coisa diferente em sua vida foi no dia em que ele foi pegar um ônibus e não conseguiu correr, pois o peso não deixava. “Ao chegar em casa eu me olhei no espelho e pensei: se eu não gostar de mim, quem é que vai gostar?”, conta Villar. Esse foi o estalo para Márcio tomar a decisão de nunca passaria por aquela situação novamente. Ele resolveu ser atleta de corrida. Foi ridicularizado pelos amigos e as pessoas duvidavam da sua iniciativa. Mas ele superou todos os seus limites e passou a correr em diversas competições, surpreendendo a todos com vitórias consecutivas e uma perda de peso meteórica. A prova no deserto do Vale da Morte foi um marco na carreira do ultramaratonista. “Eu não me satisfazia mais com as competições tradicionais e comecei a criar meus próprios desafios. Foi nesse momento que eu comecei a bater recordes que ninguém nunca bateu”, lembra Villar.

Se você perdeu a transmissão ao vivo, com todos os detalhes dessa incrível palestra sobre superação e alta performance, ainda é possível conferir cada uma das histórias contadas nessa quarta-feira (26)! Adquira o Passaporte Completo e aprenda com os grandes nomes do esporte!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a