Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Área fiscal: não se deixe levar pelos números

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 02/07/2019, às 15:00 Atualizado em 02/07/2019 às 16:05

Por Alan Martins

Numa paráfrase bem rudimentar, pode-se dizer que em terra de concurso para a área fiscal quem não escuta é rei.

Há uma fábula que fala de uma corrida de centenas de sapos até o topo de uma montanha, em que a platéia, pessimista, gritava para avisar os sapos que eles não iriam conseguir. De fato, durante o percurso, todos os sapos caíram e não chegaram ao final da corrida, exceto um deles, que foi o vencedor. Esse sapo era surdo e não podia escutar as manifestações de pessimismo da platéia.

Assim, recomendo que você faça o mesmo ao se preparar para os concursos da área fiscal. Não dê ouvidos para comentários tais como: “Concursos para área fiscal são muito difíceis. Por exemplo, no último concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal foram 65.000 candidatos inscritos. Com tanta concorrência, só gabaritando para ter chances”.  Ou então: “Fiscal do ICMS do Estado Pernambuco: quase 360 candidatos por vaga. Só louco para se inscrever nisso”.

Faça como o sapinho vitorioso. Não dê ouvidos para esses comentários pessimistas. Pense racionalmente comigo diante de alguns números que vou mostrar aqui e, também, nos próximos artigo desta série, que serão publicados nas próximas semanas.

Primeiro, veja a seguinte tabela:

cers-fiscal-tabela

 

 

 

 

Análise

Vamos analisar a tabela. Logo de cara, você vai perceber que o concurso com a maior relação candidato/vaga (Auditor-Fiscal do Trabalho – AFT) foi aquele com menor percentual necessário à aprovação (76,06% para o 1º colado e 59,83% para o último aprovado).

Veja também que o concurso para o ICMS/SP foi o menos concorrido (baixa concorrência anormal para esse cargo, mas em 2013 decorreu do elevado número de vagas ofertado: 885). Só que nem por ser o menos concorrido, foi o que teve o maior ou o menor percentual necessário à aprovação.

Aí você pode pensar que o detalhe está no maior ou menor número de vagas, pois, para o ICMS/PE foram apenas 26 vagas e o maior percentual para aprovação (85,83% para o 1º colado e 78,75% para o último aprovado). Porém, a tese cai por terra quando se verifica que, para Auditor-Fiscal da Receita Federal, tivemos o maior número de inscritos, mas não tivemos nem o maior nem o menor percentual necessário à aprovação.

Como se vê, o número de candidatos por vaga ou a quantidade de inscrito são fatores com os quais você não deve se preocupar, pois não guardam nenhuma relação com o percentual necessário para aprovação.

Conclusão

Portanto, está mais do que provado que, nos concursos para a área fiscal, você não deve se deixar levar pelos números. Esqueça esses detalhes de candidatos/vaga ou quantidade de inscritos. Faça seu planejamento de estudos, assista às aulas online, mergulhe nos livros, resolva exercícios, respire os estudos, seja confiante, mantenha a calma e a concentração. Eis a verdadeira receita do sucesso.

Se quiser, confira o artigo inaugural desta série: Auditor Fiscal de Tributos: uma preparação e muitas oportunidades.

Não deixe de nos acompanhar! Pois, vamos continuar analisando números, que vão nos dizer muito mais sobre porque não devemos dar ouvidos à plateia e, também, o motivo pelo qual as carreiras fiscais são mesmo uma grande oportunidade.

Quer mais conteúdo?

Este texto faz parte do ebook gratuito 10 passos para a aprovação na carreira fiscal, escrito pelo professor Alan Martins, coordenador da assinatura CERS Play para cursos online da área fiscal.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a