Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Após nova votação, PEC da maioridade penal é aprovada pela Câmara

Avatar de
Por:
Publicado em 02/07/2015, às 11:52

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi novamente votada no plenário da Câmara na madrugada desta quinta-feira (2) e desta vez aprovada. Ao contrário da noite anterior, os votos favoráveis conseguiram atingir o percentual necessário para a aprovação. Foram 323 votos a favor, 155 contrários e duas abstenções. A vitória da maioria foi comemorada com gritos, abraços e cartazes de apoio.

O texto, que ainda precisa ser votado em segundo turno antes de seguir para o Senado, foi alterado e agora propõe pena para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Pela proposta, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18.

Sem esperar a retomada das negociações, jovens da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNBES) não conseguiram fazer protestos como os mobilizados na noite anterior. A decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de votar um texto semelhante ao derrotado de madrugada também gerou bate-boca e questionamentos por parte de deputados contrários ao texto, mas o peemedebista conseguiu prosseguir com a votação.

A votação em segundo turno deverá ocorrer após o recesso parlamentar de julho, já que é preciso cumprir prazo de cinco sessões antes da próxima votação.

O professor de Direito Penal Geovane Moraes faz o resgate do histórico das discussões da PEC, conversa com a possível inconstitucionalidade da votação e dos problemas que uma futura sanção do projeto pode vir a acarretar à sociedade brasileira. Confira:

Com aberta opinião contrária à redução da maioridade penal, o professor de Direito Penal Rogério Sanches, na ocasião do lançamento do Portal Carreira Jurídica, apresentou argumentos aprofundados sobre o tema, levando em consideração todas as suas nuances. Para o estudo dessas variáveis, confira o vídeo abaixo:

rogerio sanches maioridade penal

Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:

ISOLADA DE DIREITO PENAL (PARTE GERAL) – "COMEÇANDO DO ZERO" 2015 – PROF. GEOVANE MORAES

CURSO DE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) – "COMEÇANDO DO ZERO" 2015 – PROF. LUCIANO ROSSATO

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de
Por:

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a