A importância do plano de desenvolvimento de carreira para o seu crescimento - Portal de notícias CERS

A importância do plano de desenvolvimento de carreira para o seu crescimento

Sua evolução profissional depende do seu desempenho.

Por:
Atualizado em 21/08/2019 - 18:28
Desenvolvimento de carreira

Antigamente o trabalhador possuía a estabilidade do emprego, sendo comum manter-se em uma única empresa até a chegada da aposentadoria e sua carreira era responsabilidade da empresa.

Atualmente, desde o início da inserção no mercado de trabalho, em qualquer área de atuação é comum estabelecer metas e objetivos que precisam ser desenvolvidos na trajetória profissional pelo próprio empregado. Desse modo, o crescimento, aprendizado e o seu sucesso é de sua responsabilidade. Devendo se manter ativo e em desenvolvimento constante para acrescentar novas competências.

Você sabe o que é  um plano de desenvolvimento de carreira?

É um direcionamento, um conjunto de metas e etapas a longo prazo para alcançar seus objetivos profissionais. Que pode ser a conquista de uma ascensão profissional, aumento salarial, estabilidade ou mudança de cargo, emprego ou função.

Este processo se dá por meio de iniciativas e escolhas de responsabilidade individual do profissional ou este com a empresa de que faz parte. Sendo entendido como uma competência de comprometimento consigo e seus propósitos. Assim, decisões deverão ser tomadas para mobilizar fatores internos e externos de modo a conseguir alcançar os seus interesses.

É fácil conseguir meu desenvolvimento de carreira?

Não é um processo rápido e fácil, mas sim gradativo. Em que é necessário ter planejamento, foco, disciplina, paciência, determinação e persistência para superar os obstáculos. Como também ter clareza da sua atual situação profissional para identificar e traçar os seus objetivos. Além de definir quais passos devem ser tomados para obtê-lo.

Como criar um plano de desenvolvimento?

Para você começar a elaborar é necessário se pautar nas suas intenções profissionais, no seu atual local de trabalho e seguir um planejamento objetivando:

– Traçar e direcionar seus objetivos

É preciso ser realista ao estipula-los de forma alcançável, por isso é imprescindível que faça sentido com sua atual situação profissional. Antes de tomar qualquer decisão é preciso ter plena certeza onde você quer chegar. Por exemplo o desejo de mudar de emprego, conseguir uma promoção, estudar fora do país ou um aumento salarial.

– Estabelecer um prazo para alcançá-los

A depender dos seus anseios estabeleça um período viável, nada de estabelecer prazos curtos para se frustrar ou muito longos para procrastinar, mas sim o que seja possível de ser alcançado. E lembre-se sempre de ter paciência, pois muitos resultados levam bastante tempo para serem alcançados.

– Identificar os obstáculos

Para conseguir reconhecê-los é preciso fazer uma autoanálise profissional e do seu atual ou futuro local de trabalho, para identificar os empecilhos e dificuldades. Que pode ser a ausência de uma formação, de posicionamento e espírito de liderança etc.

– Estabelecer estratégias

É o momento de determinar ao lado de seus objetivos a ação que deve ser executada para alcançar tal feito. Por exemplo, quem deseja trabalhar no exterior possui a necessidade de tirar o passaporte ou aprimorar o inglês.

– Avaliar o mercado

Saber o que este valoriza e absorve é essencial para estar apto a ser reinserido ou realocado.

– Reconhecer os resultados conquistados

Ainda que pareçam pequenas devem ser ressaltadas para lhe dar ânimo a seguir com foco nessa jornada.

– Reconheça os seus valores profissionais 

Uma boa autoavaliação é fundamental para que se sinta confiante e que reconheça o seu valor. Além de reconhecer o seu diferencial e qualificações que o destaca dos demais.

– Manter-se atualizado

É essencial estar constantemente em busca de novas informações sobre o seu âmbito de atuação e os meios tecnológicos, através de participação em congressos, cursos, workshop e entre outros. Outro ponto essencial é ter humildade em estar disposto a aprender para não correr o risco de estagnar e não atender as necessidades do mercado. 

– Ser proativo

Este é um grande diferencial do atual perfil de colaborador, além de estar preparado para exercer sua função  é importante que saber resolver problemas de forma ágil, que consiga antecipar situações e seja dinâmico.

É preciso realizar grandes mudanças?

A depender dos seus objetivos profissionais será preciso sair da sua zona de conforto e se arriscar, seja com a mudança de emprego, função, cidade e até mesmo de profissão. E você deve estar preparado para enfrentar qualquer dificuldade.

Essa mudanças exigem investimentos que podem ser de tempo ou dinheiro, como o pagamento de cursos e treinamentos. Mas saiba que pequenos passos fazem grande diferença, por exemplo, a simples escolha em realizar uma especialização pode mudar os rumos da sua carreira. Visto que o mercado de trabalho brasileiro valoriza profissionais especializados, oferecendo melhores oportunidades de trabalho e remuneração principalmente pelo currículo mais atrativo.

Cabe ressaltar que, cada indivíduo possui um desenvolvimento único pautado por suas ambições, objetivos e as medidas que devem ser tomadas para serem alcançadas. Por isso não cabe comparações de sucesso ou fracasso alheio, evite ficar se martirizando comparando a sua realidade com dos demais.

Entenda como uma pós-graduação pode mudar sua carreira

Diante da ampla concorrência e de não haver uma profundidade nos assuntos teóricos e práticos durante a graduação, a especialização é um caminho fundamental para você adquirir um conhecimento detalhado e direcionado na sua atuação. Além de ser um meio de atender às suas exigências do mercado.

A escolha reflete um investimento na expectativa de mudar os rumos da carreira, seja para os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e que não querem se descuidar de sua qualificação. Ou ainda para os recém formados que estão iniciando nessa busca.

Você conhece a Faculdade CERS?

O conceito institucional EAD da instituição é uma das mais bem avaliadas pelo MEC com 4 pontos demonstra o seu objetivo de estabelecer uma nova forma de ensino com qualidade. Além de oferecer uma estrutura ideal para que você possa atingir seu êxito profissional. 

Seu grande diferencial é conter os melhores docentes do mercado com grande experiência prática em diversos ramos do Direito. Assim, fica fácil entender a importância de escolher uma especialização de referência e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. Venha fazer parte do nosso time de alunos! 

Que tal começar com uma pós-graduação?

Com esses motivos, fica fácil entender a importância de escolher uma instituição de qualidade e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Faculdade CERS oferece o ensino de qualidade que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos

 Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link!

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

Tags relacionadas: