4 cuidados na preparação para concursos - Portal de notícias CERS

4 cuidados na preparação para concursos

Confira os cuidados que o candidato deve ter para que sua preparação seja efetiva e o aproxime da tão sonhada aprovação.

Ana Laranjeira
Por:
Atualizado em 03/07/2019 - 13:33
preparação para concursos
preparação para concursos

Todo concurseiro sabe que os passos até a aprovação não são fáceis. Dependendo da complexidade do cargo e do certame escolhido, as  horas de lazer transformam-se em dedicação quase exclusiva para a preparação para concursos. Determinação, disciplina, concentração e, principalmente, perseverança. Essas são condutas básicas para a surpreendente conquista de uma vaga no serviço público.

No entanto, existem alguns cuidados que o candidato deve ter para que sua preparação seja efetiva. E em consequência, o aproxime da tão sonhada aprovação. Confira 4 cuidados na preparação para concursos:

Horário de Estudo

Apesar da ansiedade para estudar todo o conteúdo do edital, especialistas indicam que o concurseiro não passe o dia todo trancado dentro do quarto estudando. É preciso sim seguir um cronograma rígido, de acordo com o peso do concurso e a sua própria disponibilidade de horário.

Por exemplo, para o concurseiro que não trabalha, a recomendação é de que o tempo de estudos não exceda às 8 horas diárias. Destas, 4 horas no turno da manhã e as outras 4 à tarde, com intervalos de 30 minutos em cada uma delas. Os que têm apenas a noite para estudar, de segunda a sexta, devem exigir-se um pouco mais no final de semana. Separar um turno para revisar tudo o que foi visto nos últimos dias, no sábado. E trabalhar intensivamente as maiores dificuldades no domingo, são caminhos aconselháveis.

Concentração

O candidato deve exigir-se plena concentração nesses períodos de estudo. Nada de facebook, YouTube, twitter, e derivados. Sendo assim, se as instruções estiverem no livro, olho no livro. Se a aula for em vídeo, olho no vídeo. Para isso é importante que o ambiente de estudo seja silencioso. Ruídos são inimigos dos concurseiros e piores ainda aos concurseiros de primeira viagem.

Equilíbrio

Diante de toda essa frequência de estudos durante a semana, o sábado e domingo são essenciais para repor as energias, descansar um pouco a mente e descontrair. Para que o concurseiro consiga manter-se em equilíbrio antes e durante o período das provas é essencial o apoio de família e amigos. Manter foco, disciplina e altos índices de determinação, não é fácil e pior ainda quando não há auxilio por parte das pessoas que cercam o candidato.

Conteúdo

Tem dificuldade em alguma disciplina? Não fuja dela!

Estudar para concurso significa enfrentar disciplinas com conteúdos inéditos, extensos e que nem sempre são de seu domínio. No início, a dificuldade natural de aprender novos conhecimentos assusta, mas esse primeiro contato faz parte do aprendizado desde a época da escola. E só a preparação contínua irá afastar o medo e a sensação de incapacidade.

Todavia, no caso do problema ser restrito a um tópico da matéria é mais produtivo seguir adiante no estudo para adquirir uma visão global. Assim, o aluno não perde muito tempo quebrando a cabeça em um assunto. Pois, pode ser facilitado com um entendimento mais geral ou exemplos práticos.

Se a dificuldade de compreensão permanecer mesmo depois de repetidas leituras e realização de exercícios para fixação? A alternativa é mudar a fonte de estudo, o material, ou professor. O simples fato de ter uma nova abordagem permite que o aluno enxergue aspectos que estavam confusos.

Cursos Começando do Zero

Isoladas como os Cursos Começando do Zero são uma excelente opção por abordar o tema sem exigir conhecimento prévio da disciplina. E ao longo da preparação, os conteúdos vão sendo aprofundados gradativamente.  À medida que a compreensão dos assuntos vai se solidificando e avançando.

Com carga horária de curta duração e preços atrativos, o curso também é ideal para que já se preparou por meio de cursos completos. A partir daí, precisa reforçar ou aprofundar o conhecimento de disciplinas específicas.

A questão é que não adianta tentar fugir da disciplina a qual se tem dificuldade. Em concursos públicos ou no exame de ordem, as matérias exigidas na prova estão detalhadas no edital. Cabe ao candidato se preparar e aprender.

Acesse: ISOLADAS COMEÇANDO DO ZERO 

Tags relacionadas: