Bacharéis de Direito de todo o Brasil serão submetidos, no dia 29 de novembro, à primeira fase do XVIII Exame de Ordem. Faltando, exatamente, um mês e dez dias para a prova, os examinandos entram na reta final da preparação, que exige uma atenção especial. Confira abaixo três dicas infalíveis para intensificar os estudos na fase final:
1) Rito dos estudos
Nos últimos dias antes da prova, o examinando deve “sentir” seu momento de preparação. De nada adianta querer redobrar a intensidade dos estudos e avançar nos conteúdos, se permanece com dificuldades em determinada disciplina. Por isso:
– Se sentir que ainda não sabe o suficiente de um assunto ou disciplina, foque mais um tempo de seus estudos nela, sobretudo, se for um assunto frequentemente cobrado nas provas;
– Se você já se sente confiante nos conteúdos que estudou até agora, este é o momento para começar uma revisão densa e objetiva. Mas, atenção: não confunda intensificar os estudos, com não parar de estudar. Descansar sua mente é quase tão importante quanto estudar!
2) Sono, lazer e alimentação
Já ouviu a expressão “mente sã, corpo são”? Se, durante a sua preparação, você não teve boas noites de sono, não se alimentou bem e não teve momentos de lazer, são grandes as chances de sentir o “peso” do cansaço nesta reta final.
Uma preparação de qualidade envolve, necessariamente, momentos de lazer, sono de qualidade e uma alimentação saudável. Confira os benefícios:
– Momentos de lazer controlam a ansiedade, deixando o candidato mais tranquilo para realizar uma boa prova;
– Enquanto dormimos, o nosso cérebro contínua trabalhando, ou seja, tudo que fizemos durante o dia é repassado para ser guardado e, se por caso a noite não for bem dormida, essas informações novas podem não ser armazenadas;
– A tensão pré-prova combinada com frituras e comidas, consideradas mais “pesadas”, podem causar problemas estomacais.
Nunca é tarde demais para mudar alguns hábitos! Comece agora e veja os resultados.
3) Dicas e resolução de questões
Estudar através de dicas e resolução de questões é uma boa estratégia para manter a qualidade da sua preparação até o último momento. Com a resolução de questões, você aplica o que aprendeu, de acordo com os padrões das questões criados pelas bancas examinadoras. Enquanto que, com as dicas, você revisa os conteúdos que estudou de maneira rápida e objetiva, facilitando, inclusive, a memorização dos assuntos.
Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques