Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Juiz decide pela inclusão de candidata em cota racial em concurso da Anac

Gabryelle Araujo
Por:
Publicado em 05/07/2024, às 15:13

Candidata contesta desclassificação em etapa de heteroidentificação racial

A Justiça Federal determinou, através da 14ª vara Federal Cível da SJ/DF e sob a decisão do juiz Waldemar Claudio de Carvalho, a inclusão de uma candidata na lista de aprovados nas vagas reservadas à cota racial no concurso para Especialista em Regulação de Aviação Civil – Área 03, organizado pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil. A medida foi resultado de um pedido de tutela de urgência feito pela candidata, que contestou sua desclassificação na etapa de heteroidentificação racial.

A candidata argumentou que a desclassificação foi injusta, pois contraria documentos que comprovam sua autodeclaração como parda, incluindo uma declaração da Polícia Civil do DF, um laudo antropológico, um relatório da Anac e fotos que demonstram suas características fenotípicas. O juiz considerou esses documentos suficientes para demonstrar a probabilidade do direito alegado pela autora e o risco de dano caso a tutela não fosse concedida.

Diante disso, o magistrado deferiu o pedido de tutela de urgência, determinando a inclusão da candidata na lista de aprovados para as vagas destinadas à cota racial, bem como a reserva de vaga, caso ela tenha alcançado a pontuação necessária para nomeação. Além disso, a decisão também determinou o sobrestamento das nomeações dos candidatos que seriam preteridos pela concessão da liminar, garantindo a efetividade da medida judicial.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Gabryelle Araujo
Por:
Jornalista

Estudante de Direito

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a