O Concurso TSE Unificado volta a ser notícia. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral voltou a trabalhar com a realização de um edital unificado em 2024. O certame deveria ter sido confirmado em agosto último, mas não foi. Alguns TREs inclusive iniciaram tratativas para realização de concursos individuais. Diante disso, o TSE proibiu, literalmente, os dirigentes regionais de falaram no assunto. O órgão ainda não quebrou o silêncio, mas fontes confirmam que o edital unificado pode sair no final de 2023 e provas no início de 2024.
Leia também: TSE mantem silêncio sobre concurso unificado
Concurso TSE Unificado deve ocorrer em 2024
Segundo apuramos, até abril de 2024 as provas já deverão ter sido aplicadas e corrigidas. O ano eleitoral reacendeu a necessidade do Concurso TSE Unificado. Os aprovados já estarão aptos ao exercício de suas funções em outubro, período de eleições municipais no Brasil, ano que vem. A solução mais urgente para amenizar o déficit de pessoal seria o concurso.
Confusão e polêmica
No final de julho, nossa equipe conseguiu apurar a informação de que o Concurso TSE não seria mais unificado. Informamos em primeira mão por compromisso com nossos leitores e seriedade da marca CERS. Na mesma ocasião, alguns Tribunais Regionais se posicionaram pontuando que a definição sobre o concurso sairia no Colégio de Presidentes, realizado entre os dias 17 e 19 de agosto. Eis que terminou o encontro e o TSE manteve o silêncio.
Reviravolta
Agora, o TSE deu novamente sinais de realização do certame unificado. Um grupo de trabalho já está em atividade para organizar a distribuição de vagas e iniciar o processo de escolha de banca. A Fgv é a favorita e, sendo o certame com provas aplicadas em 2024, teria sim tempo hábil para a organização do edital.
O estudo para o Concurso TSE Unificado
Nosso conselho segue sendo o mesmo: estude. Acelere sua preparação e siga firma no propósito de que agora o Concurso TSE Unificado volta a ter boas chances de ocorrer. A dica é manter o foco e estudar cada vez mais na esperança de que no final do ano esse edital seja publicado, finalmente.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques