Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O próximo Concurso PC PA pode ser realizado ainda neste ano de 2023. E quem deseja ingressar na Polícia Civil do Pará já começa com uma boa notícia. Através de suas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou o encaminhamento do projeto de lei que prevê reajuste salarial de 15% para os servidores da corporação. O PL já se encontra na Assembleia Legislativa do Estado. O novo certame para a PC PA foi anunciado em novembro de 2022.
Leia também: Concurso PGE SP autorizado
Próximo Concurso PC PA: reajuste salarial
O reajuste salarial deve beneficiar os cargos de escrivão, papiloscopista e investigador, bem como os policiais que atuam no setor administrativo. A proposta também prevê um aumento da gratificação dos delegados, que passaria dos atuais 10% para 20%.
Vagas e salários
O edital do próximo Concurso PC PA tem uma previsão de ofertar 100 vagas para o cargo de escrivão. Neste caso, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.893,57, isso se levarmos em conta a última seleção realizada pela PCPA. A autorização oficial ainda deve ser divulgada, o que está previsto para ocorrer nos próximos meses.
O último edital
O mais recente edital PC PA foi realizado em 2021. O certame contou com uma oferta de 1.088 vagas, distribuídas por quatro cargos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto AOCP.
A distribuição de vagas ficou da seguinte forma:
- investigador de polícia civil – 506 vagas
- escrivão de polícia civil – 252
- papiloscopista -65
- delegado de polícia civil – 265
A seleção foi composta das seguintes etapas:
- provas objetivas e discursiva
- prova de capacitação física;
- exame médico;
- exame psicológico,
- investigação criminal e social; e
- curso de formação profissional.
Aposentadorias e déficit de pessoal
Segundo informações do próprio governador, o Próximo Concurso PC PA deve ser feito o mais breve possível. Isso por conta do crescente número de aposentadorias e pelo fato de muitos aprovados do último concurso realizado não terem efetivamente assumido o cargo.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques