Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Próximo Concurso TST contará com mais vagas no edital. Isso porque o Projeto de Lei Complementar (PLC 100/2015), que cria cargos na Justiça do Trabalho, foi aprovado pelo Senado no final da última semana. A tramitação chegou, portanto, a sua última etapa no Congresso Nacional. A medida poderá favorecer também novas convocações do concurso TST em validade.
Leia também: Assinatura CERS está de volta
Vagas para o Próximo Concurso TST
A proposta teve por objetivo a criação de 270 cargos de pessoal qualificado, solicitados pelo próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST). A iniciativa agora só depende de sanção presidencial. Se avançar, serão criados 270 cargos efetivos de analistas judiciários e 54 cargos em comissão.
Proposta teve ampla aprovação
O relator do PL que cria vagas para o aual e Próximo Concurso TST, foi o senador, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Ele revelou que as comissões por onde o projeto tramitou foram favoráveis à proposta. Segundo Vanderlan, a proposta foi bastante discutida, afinal, o texto está em tramitação desde 2015. O objetivo do projeto, ainda de acordo com o parlamentar, é adequar o quadro de pessoal do TST, possibilitando uma maior alocação de pessoas com qualificação profissional compatível com a atividade fim.
Concurso válido até 2025
Embora tenha sido realizado em 2017, o concurso do TST ficará válido até 2025, já que sofreu uma paralisação em virtude da pandemia da Covid-19. A seleção para a área de apoio foi teve o seu resultado homologado em 2018. Entretanto, o prazo de validade foi suspenso em 2020 e retomado somente em junho de 2022. Ainda não sabemos quando será, portanto, o Próximo Concurso TST.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques