Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A prova do Concurso Unificado TSE deve acontecer em setembro. Segundo informações do Tribunal Superior eleitoral, o edital pode sair em agosto e a realização das provas ficam previstas para o mês seguinte. Certamente, você que nos lê já deve estar dedicado aos estudos. Para ter ajudar na preparação, vamos trazer umas dicas muito boas do professor do CERS Adiel Ferreira Jr, sobre assuntos que podem ser cobrados em Administração Geral e Pública.
Leia também: Saiba os principais assuntos cobrados na prova Concurso Unificado do TSE
A prova do Concurso Unificado TSE
De acordo com o professor Adiel, você deve começar justamente pelo começo. Estamos falando da evolução do conceito de Administração Pública.
“Começamos pela abordagem clássica, estuda a partir do século XX. Seguimos pelas demais, a humanística, neoclássica, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial. É preciso entender isso para que possamos perceber todos os aspectos da administração pública modernas”, diz Adiel.
Adiel Ferreira Jr
Administração como ciência
A prova pode ainda cobrar aspectos científicos da Administração Pública.
“Importante estudar e entender a administração como uma ciência. Basta levar os conceitos ao nosso dia a dia. Por exemplo, realizar tarefas sem utilizar os conceitos racionais de administração torna tudo mais difícil, com ausência de controle, relações confusas de trabalho. Já utilizando-se da ciência da administração, temos ações com comando e controle”, aponta.
Adiel Ferreira Jr
Outros assuntos que devem ser estudados
Se você está se preparando para o Concurso Unificado TSE, lembre-se que a Resolução nº 23.391, de 16 de maio de 2013, diz que as matérias cobradas em concurso público para provimento de cargos efetivos dos Quadros de Pessoal da Justiça Eleitoral, são as seguintes:
– gramática e interpretação de texto da língua portuguesa;
– noções de informática;
– normas aplicáveis aos servidores públicos federais;
– regimento interno do respectivo Tribunal.
A prova do Concurso Unificado TSE: Conhecimentos específicos
Tem ainda a parte de conhecimentos específicos no Novo Concurso Unificado do TSE, que deve contemplar as disciplinas específicas de cada função. Também será realizada uma prova discursiva, abordando um tema atual ou um tema relacionado a área de atuação do cargo. É importante destacar que as disciplinas específicas serão anunciadas com a publicação do edital de abertura.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques