A carreira de Delegado de Polícia é desejada por muitos concurseiros, especialmente aqueles apaixonados pela área policial. Mas o caminho até o cargo não é fácil. São muitos obstáculos durante a jornada de estudos e é preciso muita determinação e força de vontade.
Para te ajudar, entrevistamos Anezio Andrade, professor e Coordenador de Polícia do CERS, que nos contou sobre o seu período de preparação, os obstáculos enfrentados, mas também da realização do seu sonho: tornar-se Delegado de Polícia Federal!
Tempo estimado de leitura: 7 minutos
A escolha pela carreira de Delegado
Muitos concurseiros perspassam diversas carreiras até chegar ao cargo dos sonhos. No caso do professor Anezio isso não foi diferente. Aprovado em inúmeros concursos, persistiu até a realização do seu sonho.
“Comecei minha trajetória nos concursos públicos estudando para o cargo de Agente de Polícia Federal no ano de 2014. Naquela época eu tinha recém me formado no curso de Administração de Empresas. Acabei sendo aprovado no concurso, mesmo com poucos meses de preparação e saindo do absoluto zero. Contudo, após realizar todas as fases do certame (Provas Objetivas, discursiva, Teste de Aptidão física, exames médicos, investigação social) acabei ficando como excedente por poucas posições e não fui chamado para o curso de formação.”
Apesar da frustração, foi aí que ocorreu uma virada de chave em sua trajetória, iniciando a busca pela aprovação na carreira de Delegado de Polícia:
“A partir de então decidi começar a cursar Direito e me dedicar para a carreira de delegado de polícia, em especial para a Polícia Federal. Acabei sendo aprovado e nomeado nesse ínterim em diversos concursos (cerca de 10) em várias áreas diferentes como Policiais, Administrativas, Tribunais de Contas, Poder Legislativo e na Defensoria Pública da União, local em que tomei posse em 2016 como servidor e trabalhei por dois anos, mas ainda com o objetivo de ser delegado de polícia, continuei meus estudos. Em 2017, quando ainda estava na graduação de Direito fiz meus dois primeiros concursos para delegado de polícia, sendo aprovado em ambos, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Acabei tomando posse no MS, estado em que morava há muitos anos, em 2018. Consegui adiantar minha graduação e colei grau em Direito na Academia de Polícia, poucos dias antes da posse) e permanecendo até minha aprovação para Delegado de Polícia Federal em 2022.”
A jornada de preparação
Assim como a trajetória de muitos concurseiros, foram muitas os obstáculos a serem superados. Nesse sentido, o professor conta:
“Foi um período muito intenso e com várias dificuldades, desde financeiras a emocionais, como quase todo concurseiro. É difícil pontuar uma dificuldade que se destaque. No início abdiquei do trabalho na iniciativa privada (trabalhava desde meus 13 anos de idade) para me dedicar completamente aos estudos, saindo do absoluto zero. Não tinha noção nenhuma de como funcionava o “mundo” dos concursos. Não tinha nenhum familiar concursado, com família de origem humilde, estudando a maior parte da vida em colégios públicos.”
Além disso, conciliar as inúmeras atividades não é fácil. São muitos os concurseiros que precisam conciliar trabalho com os estudos. Outros têm que se dividir entre o cuidado com a família e a preparação para concursos. Com o professor e hoje Delegado, Anezio Andrade, não foi diferente:
“Foi uma fase difícil de adaptação que acabou durando mais do que eu previa. Posteriormente iniciaram os problemas financeiros, já que as reservas que tinha acabaram e precisei de me socorrer da ajuda de meus pais, que sempre me ajudaram e apoiaram como podiam. Como sempre tive independência financeira, foi uma fase complicada. Depois que comecei a graduação em Direito, em um primeiro momento tive que conciliar a faculdade com os estudos. Posteriormente, quando tomei posse na DPU, a faculdade com o trabalho e os estudos. Por fim, quando já exercendo o cargo o de Delegado de Polícia Civil, trabalho em uma rotina bastante cansativa, aulas e estudos para o concurso de Delegado de Polícia Federal. Foram fases bastante diversas, mas que felizmente consegui superar e hoje posso compartilhar essas experiências com aqueles que ainda estão na caminhada, pois foram muitos os erros e acertos cometidos, gerando muito aprendizado.”
Leia também: Salário delegado: Quanto ganha o cargo em cada estado
Os impulsos para persistir
Cada concurseiro tem, ainda, a sua forma de se motivar na busca pela realização do seu sonho. Para alguns, a situação financeira é o ponto chave. Para outros, a família é a maior motivação. O professor Anezio nos contou o que mais funcionou para ele durante o período de preparação:
“Disciplina, determinação, força de vontade e uma esperança incessável de que alcaria meus objetivos.
Muita vontade de vencer e mudar minha vida e a realidade de toda minha família.”
Leia também: Tudo sobre a carreira de Delegado de Polícia Civil
A parceria CERS + Alfacon
O CERS se uniu ao AlfaCon para oferecer o melhor curso de Delegado do mercado! Juntos, a partir da experiência na preparação para Carreiras Jurídicas e Carreiras Policiais, surgiu uma preparação completa. Na coordenação do projeto, o professor e Delegado Anezio Andrade ressalta o que os concurseiros podem esperar dessa união:
“Acredito que será uma grande inovação no mundo dos concursos para delegado de polícia. Uma junção perfeita dos melhores em carreiras policiais e jurídicas. Para mim é algo especial, pois fui aluno de ambos na minha jornada e poder estar hoje na coordenação desse projeto é maravilhoso, uma verdadeira conquista pessoal e profissional.
Os alunos podem esperar todo nosso empenho e dedicação para entregar aquilo que há de melhor e mais avançado na preparação para os concursos de delegado de polícia, com a visão de quem já trilhou esse caminho e oferece aquilo que gostaria de ter tido durante a preparação, sempre com respeito irrestrito ao sonho de cada aluno(a).”
Um recado aos que sonham em chegar lá!
O professor Anezio demonstra gratidão em exercer o cargo de Delegado de Polícia Federal. Sua jornada não foi fácil, mas ele realizou o seu sonho. Por isso, tem um recado para você que está trilhando a sua própria jornada da aprovação:
“Na minha singela opinião a carreira de delegado de polícia é a mais dinâmica de todas as carreiras jurídicas e policiais. Há a possibilidade de acomodar os mais diferentes perfis, desde o mais operacional ao mais pacato, algo que não se mostra possível em outras carreiras (em geral não há muita flexibilidade no perfil do cargo). Trata-se de uma carreira com muita respeitabilidade junto à sociedade, na qual há de fato a oportunidade de se prestar um trabalho que impacte no curto prazo a vida das pessoas, além de uma excelente remuneração. Então o recado que posso dar é que vale muito a pena todo esforço que se deve despender na preparação. Não desista jamais de seus sonhos, continue firme na caminhada que todo esforço será em breve recompensado.“
Se o seu sonho é se tornar Delegado (a) de Polícia, conte conosco para te ajudar. Clique aqui para saber tudo que estamos preparando para você!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques