Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso de Segurança Pública de Pernambuco: decisão sai nos próximos 100 dias; entenda!

Gabrielly Oliveira
Por:
Publicado em 10/02/2023, às 11:35 Atualizado em 10/02/2023 às 12:24

É fato que há uma sobrecarga de trabalho aos policiais militares de Pernambuco devido, sobretudo, ao déficit histórico de profissionais de segurança no Estado. Segundo secretária de Defesa Social do governo  Raquel Lyra (PSDB), Carla Patrícia Cunha, a governadora está ciente da problemática e a decisão do rumo dos concursos deve sair nos próximos 100 dias.

O déficit

De acordo com dados da Lei de Acesso à Informação, em julho de 2022, o número de policiais ativos no Estado era de 16.722. O número ideal mínimo, contudo, seria de 27.672; o que totaliza um déficit de mais de 11 mil PMs nas ruas para garantir a segurança eficaz dos pernambucanos.

Qual era a definição do Governo Anterior?

Qual era a definição do Governo Anterior?

Além da Polícia Militar, a promessa do governo Paulo Câmara (PSB) era de editais para Polícia Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar. O previsto era que o lançamento para o segundo semestre de 2022, o que não aconteceu. Segundo a Deputada Estadual Gleide Angelo (PSB), o não cumprimento se deu por falta de inclusão da pauta em orçamento.

O governo estadual anterior chegou, ainda, a divulgar números de vagas que seriam abertas em cada corporação. Foram elas:

  • 2.400 praças e 180 oficiais para Polícia Militar;
  • 400 praças para o Corpo de Bombeiros;
  • 1.200 agentes da Polícia Civil;
  • 300 escrivães;
  • 50 peritos papiloscopistas;
  • 47 delegados de Polícia Civil;
  • 50 peritos criminais;
  • 50 médicos legistas;
  • 60 agentes de medicina legal;
  • 4 agentes de perícia criminal e científica;

Esses dados, contudo, não correspondem necessariamente ao que será realizado, uma vez que a atual Governadora pode seguir ou não a definição de seu antecessor.

A urgência pelo concurso

O quadro contrasta com o aumento de policiais militares com registros de problemas de saúde mental, pela maior carga de trabalho visando suprir a carência atual do Estado, além de insatisfações dentro dos Batalhões de Polícia. O último exame foi realizado em 2018, há quase 5 anos.

De qualquer forma, estaremos atualizando a medida que novidades venham a aparecer. Gosta deste tipo de conteúdo? Então nos siga para ficar por dentro de tudo! Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Gabrielly Oliveira
Por:
Autor

Sou estagiária de conteúdos do CERS desde 2022. Escrever é um hobby prazeroso e construtivo, que só veio a agregar em minha formação. Estudo Direito e, para mim, é a realização de um sonho; é a área que quero trabalhar em toda minha vida. Boa comunicação faz parte das minhas qualidades mais notórias; matéria humana é o que me faz feliz.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a