As carreiras da advocacia pública sempre estão entre as mais almejadas entre os concurseiros no Brasil. O ano de 2023 promete trazer ótimos editas de concursos para Procuradorias. Um bom exemplo, é o da AGU, que oferta 300 vagas para 03 cargos distintos, dos quais já falamos por aqui. Mas existem ótimas opções de certames para nas Procuradoria Geral Estadual, a PGE, na Bahia, por exemplo, o edital pode sair a qualquer momento.
Leia também: Como encarar a jovem advocacia
Concursos para Procuradorias em 2023
Várias Procuradorias já têm concursos autorizados e algumas já encaminharam a formação da comissão para os trâmites do certame. Alguns concursos para Procuradorias em 2023:
PGE-RR – Comissão formada
PGE-RN – Comissão formada
PGE-BA – Comissão formada
PGE-AL – Concurso anunciado
PGE-SE – Concurso autorizado
PGE-PI – Concurso previsto no orçamento de 2023
PGE-SP – Concurso previsto para 2023
Alguns atrativos para ingresso na carreira da Advocacia Pública
Primeiro é preciso entender que o Advogado Público precisa sempre estar bem atualizado nas mais diversas áreas do Direito. Um atrativo muito bom da carreira é que quem for aprovado em um concurso de PGE, pode, ao mesmo tempo, exercer a advocacia privada também, mas isso pode variar dependendo da Lei Orgânica de cada estado. Mais um ponto relevante é a remuneração, a partir dos honorários sucumbenciais, o que aumenta consideravelmente a remuneração nos concursos para Procuradorias.
Algumas dicas importantes
Uma boa dica é focar os estudos nas principais disciplinas aplicadas nas provas de concursos para Procuradorias. Segundo o professor do CERS Roberto Figueiredo, existem quatro disciplinas de ouro que devem ser estudas exaustivamente por quem deseja ingressar na carreira da Advocacia Pública.
“São elas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Civil, além do Direito Tributário. Procurem estudar de forma simultânea, principalmente a dobradinha Constitucional e Administrativo. Atenção especial aos desdobramentos do Direito Tributário”, orienta.Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques