Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso PC PE Delegado

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 08/09/2022, às 17:35 Atualizado em 09/08/2023 às 08:59
Concurso PC PE

Saiba, a seguir, tudo sobre o Concurso PC PE Delegado.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Comissão formada

Em publicação feita no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, no dia 9 de agosto de 2023, foi instituída a Comissão Coordenadora, responsável pela normatização e acompanhamento da execução do Concurso Público para o provimento de 45 (quarenta e cinco) vagas para o cargo de Delegado de Polícia da Polícia Civil de Pernambuco.

Concurso autorizado

Atenção, concurseiros! A Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou a autorização de um novo Concurso PC PE. O certame ofertará 445 vagas, distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão.

Resumão do Concurso PC PE

Concurso: Polícia Civil de Pernambuco
Cargos: Delegado, Agente e Escrivão
Vagas: 445
Banca Organizadora: A definir
Status: Concurso Autorizado

Requisitos dos Cargos

Delegado:

Diploma de curso de nível superior de bacharelado em Direito;
Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B;
Três anos de prática jurídica ou atividade policial, comprovada no ato da posse, por intermédio de documentos e certidões.

Escrivão:

Diploma de curso de nível superior em qualquer área de formação;
Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.

Agente:

Diploma de curso de nível superior em qualquer área de formação;
Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.

Atribuições dos Cargos

Delegado: Dirigir, supervisionar, coordenar, planejar, orientar, executar e controlar a administração policial civil estadual, bem como as investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais e demais normas jurídicas pertinentes.

Agente: Praticar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência técnica e funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas, mediante determinação da Autoridade Policial. Cumprir mandados judiciais e custodiar presos. Dirigir veículos policiais automotores em atividades pertinentes aos serviços policiais. Operar equipamentos computacionais e de comunicação, bem como armamentos policiais. Manter o sigilo necessário à elucidação dos fatos e às investigações, dentre outras determinadas pelas autoridades competentes.

Escrivão: Materializar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas. Assessorar, executar e controlar os trabalhos relacionados à formalização dos atos de Polícia Judiciária por determinação e orientação da Autoridade Policial a que estiver subordinado nos inquéritos policiais, sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Expedir certidões de ofício e mediante requerimento deferido pela Autoridade Policial. Executar tarefas administrativas pertinentes às atividades cartorárias. Responder pela guarda de bens, valores e instrumentos de crime entregues à sua custódia em razão de sua função, dando-lhes a destinação legal. Proceder e manter registro atualizado das estatísticas inerentes aos trabalhos policiais do seu cargo. Receber e recolher à repartição competente as importâncias ou valores relativos à fiança. Zelar pelo cumprimento dos prazos legais. Proceder a outros atos de natureza tipicamente cartorária.

Último Concurso PC PE

O último concurso para o órgão ocorreu em 2016. Na época, foram ofertadas 650 vagas para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. O concurso foi organizado pela banca Cespe (atual Cebraspe).

– Etapas do Último Concurso

O Concurso PC PE foi composto por diversas fases, divididas em duas etapas, veja:

1ª etapa

Prova Objetiva
Prova Discursiva
Prova Prática de Digitação (exclusiva do cargo de Escrivão de Polícia)
Prova de Capacidade Física
Avaliação Psicológica
Exame Médico
Investigação Criminal
Avaliação de Títulos

2ª etapa

Curso de Formação

Leia também: Novo Concurso PC SP não terá vagas de nível médio

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a