Quem está na preparação para um concurso público ou para a prova do Exame de Ordem, deve estar passando ou já ter passado por momentos de grande aflição. Com toda pressão e comparação da família e amigos só resultam em medo e nervosismo. Sendo provável que suas emoções estejam a flor da pele, não é mesmo?!
E sabendo da sua rotina de estudos extremamente cansativa e desgastante nós da equipe CERS pensamos em um conteúdo perfeito para você ter controle emocional nesse desafio.
Importância do controle emocional
Todos nós somos impulsionados a expressar emoções a todo instante e em todas as etapas da vida. As emoções nos mobilizam para ações que podem despertar o nosso melhor ou pior lado. Não importa a idade ou a situação os sentimentos sempre estão presentes. Seja na felicidade de uma aprovação em uma prova ou a tristeza e decepção de uma reprovação.
São inúmeras situações, previsíveis ou não que nos desafiam a controlar nossas expressões e atitudes. O controle emocional exercita a gestão de sentimentos de modo a ressignificar as sensações ruins. Além de ensinar a respeitarmos nossos limites e avaliarmos cada situação.
Apesar, de muitos acreditarem que as emoções são involuntárias é possível aprendermos a controlá-la. Sendo essencial para sabermos lidar com elas e administrar a nosso favor.
Com isso, se liga nessas dicas super valiosas para você desenvolver sua inteligência emocional e controlar suas emoções:
5 dicas para controlar suas emoções
1- Entenda os seus sentimentos
Para conseguir gerenciar suas emoções o primeiro passo é se conhecer. Para isso, você deve estar atento como você se sente em determinadas situações e buscar entender o motivo. Entender como seus sentimentos se expressam e o porquê é o começo da construção de inteligência emocional. Com isto, você constrói sua autoconfiança e autocontrole.
2- Questione o seu comportamento
Com o turbilhão de emoções e sentimentos, muitos inconscientes, não é raro sentirmos raiva, tristeza, alegria sem saber o motivo. Questionar como esses sentimentos são expressados por nosso comportamento, é essencial para refletir o que levou a este sentimento.
3- Assumir a responsabilidade do que sente
É comum atribuir seus sentimentos a outras pessoas ou situações. Por exemplo, a felicidade ao ser aprovado em um concurso, em uma seleção de emprego ou em um pedido de namoro. Assim como, a tristeza em brigar com um amigo ou colega de trabalho. Para construir sua autoconfiança é preciso assumir a culpa do que sente, entender o que lhe é responsável naquela situação e praticar o autoperdão.
4- Agir conscientemente
Com estes aprendizados você passará a ter o controle emocional. Com isso, saberá equilibrar suas emoções e agir conscientemente. Cabendo agora tomar decisões positivas e evitar sentimentos negativos que sentia quando não tinha a capacidade de gerir seus sentimentos.
5- Autovigilância
Esse processo não é estático, você deverá transformar em um hábito. Inserindo a inteligência emocional como busca contínua. Ao inserir esse processo em sua rotina e meta de vida, o controle emocional trará inúmeros benefícios a sua vida em todos os âmbitos. Na vida social, familiar e nas relações de trabalho. O controle emocional desenvolverá sua autoconfiança e autoconhecimento.Que possibilitará uma melhor preparação no enfrentamento de desafios.
Vamos juntos!
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques