As inscrições para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) estão abertas. Os interessados devem se inscrever até 11 de novembro pelo site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC).
O certame oferece 14 vagas imediatas para técnico e analista judiciário, inclusive para apoio especializado. A expectativa, assim como nos concursos anteriores, é que um número muito maior de aprovados seja convocado.
A prova objetiva da seleção está marcada para 12 de fevereiro de 2017. Ou seja, os candidatos possuem um bom tempo para se preparar para o certame.
Vagas
As oportunidades para analista judiciário exigem nível superior nas áreas Judiciária, Administrativa, e de apoio especializado em Análise de Sistemas, Assistência Social, Contabilidade, Medicina, Psicologia e Relações Públicas. A remuneração inicial da carreira é de R$ 9.736,27.
Já para técnico judiciário, o concurso tem vagas na área Administrativa, com exigência de nível médio. Para as oportunidades nas áreas de Artes Gráficas, Enfermagem, Operação de Computadores e Programação de Sistemas é exigido curso técnico. O salário inicial do cargo é de R$ 5.934,15.
Prova
A prova objetiva para analista judiciário – área judiciária, que exige graduação de nível superior em Direito, será estruturada da seguinte forma: conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e redação.
Provas de Conhecimentos Gerais
Serão aplicadas 20 questões, com peso 1, sobre as seguintes disciplinas:
– Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa
– Noções de Informática
– Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais
– Regimento Interno do TRE-SP
– Código de Ética do TRE-SP
– Estatuto da pessoa com deficiência
– Plano estratégico do TRE-SP para o período de 2016-2021
Provas de Conhecimentos Específicos
Esta etapa da prova é a mais significativa para o concurso. Serão 40 questões, com peso 3. Para a prova de analista judiciário – área judiciária, serão exigidos conhecimentos sobre:
– Direito constitucional
– Direito administrativo
– Direito eleitoral
– Direito civil
– Direito processual civil
– Direito penal
– Direito processual penal
– Noções de Administração Pública
Lembrando que o concurso do TRE/SP irá considerar "a legislação vigente, incluindo legislações complementares, súmulas e jurisprudências do STF, STJ, TSE e TCU, até a data da publicação do edital" (30/08/2016).
As matérias tradicionais devem receber mais atenção dos candidatos, principalmente aquelas relacionadas ao Direito Constitucional e ao Direito Administrativo.
Redação
Na prova de redação, o candidato deverá discorrer sobre um tema da atualidade em um texto entre 20 e 30 linhas. A prova discursiva possui peso 2. Para o cargo de analista judiciário – área judiciária, serão corrigidas as redações dos primeiros 320 candidatos.
Você pode se interessar por:
Para otimizar os seus estudos, nada melhor do que estudar sob a orientação de professores experientes em concurso para tribunais. Seguindo o cronograma das aulas, você estuda os principais conteúdos do edital e fica bem preparado para a prova.
O CERS oferece um CURSOS PREPARATÓRIOS ESPECÍFICO PARA O CONCURSO TRE SP PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA. São aulas inéditas para este certame, com simulado para testar seus conhecimentos e canal de contato com os professores experientes para tirar todas as suas dúvidas durante os estudos.
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques