Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

FGV: conheça o perfil da banca organizadora

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 06/02/2023, às 13:50 Atualizado em 06/02/2023 às 14:48

A Fundação Getúlio Vargas, mais conhecida como FGV, foi criada em 1944 e, de início, a instituição limitava-se a capacitar profissionais para a administração pública

A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, e passou a atuar também nas áreas econômicas e das ciências sociais, além de se tornar referência em campos de pesquisa e informação. Por seu histórico de trabalho valorizado, é considerada referência de qualidade no Brasil, além de suas provas serem conhecidas como as mais difíceis e imprevisíveis

Estilo da questões da FGV

A banca FGV é uma das principais bancas examinadoras do Brasil e é reconhecida particularmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de concursos de tribunais, carreiras jurídicas, fiscais, administrativas e policiais. 

Além disso, as provas da FGV costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante. Normalmente em seus concursos, a prova objetiva é composta por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. As disciplinas que constar são:

– Português

– Informática

– Raciocínio Lógico-Matemático

– Direito Constitucional

– Direito Administrativo

Pelo menos metade das questões de Língua Portuguesa costuma ser relacionada à interpretação de textos. Mas cuidado: a banca costuma ir além da gramática e exige atenção redobrada na sua forma de aplicação. Em Raciocínio Lógico-Matemático, a FGV costuma aplicar a matemática pura, com questões de geometria, análise combinatória e regra de três. 

Já nas disciplinas de Direito, não há mistério: a lei seca é o que a banca FGV mais gosta de cobrar. Enunciados longos e cansativos, vocabulário repleto de linguagem metafórica e textos bem trabalhados, são de praxe nas provas aplicadas pela banca. 

ATENÇÃO! A FGV costuma variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões, sendo assim, é importante estudar todo o conteúdo cobrado no edital e focar em exercícios variados por meio de provas anteriores da banca. Por isso, aqui no CERS você estuda para o concurso dos seus sonhos exatamente como a banca exige e com métodos que já ajudaram na aprovação de milhares de alunos. Confira.

Estilo da prova discursiva da FGV

Quando falamos em questões discursivas na área do direito, a banca costuma explorar bastante situações hipotéticas e estudos de caso. Além disso, a banca dá muita importância para questões políticas, econômicas e sociais

Por isso, é fundamental ter boa capacidade escrita e argumentativa para dominar corretamente as provas da FGV. Além de tudo, está por dentro do que está acontecendo no mundo, atualidades. é importantíssimo para realizar as  provas da banca.

Contudo, nas redações a banca costuma ser extremamente atualizada, utilizando temas polêmicos e de grande repercussão.

Dicas para desvendar a prova

Para quem vai prestar concursos aplicados pela FGV, a principal dica é estudar de forma contínua, não apenas quando o edital estiver aberto. Por isso, estude de forma antecipada ao edital. 

Outras dicas são:

  • Fortaleça os seus conhecimentos em Língua Portuguesa, pois será o seu diferencial. 
  • Entenda a fundo cada tema, pois a FGV não costuma cobrar de forma superficial. 
  • Estude por meio de provas anteriores. Isso também vai te dar mais familiaridade com o formato das questões. 
  • Treine seu psicológico para questões extensas e tenha cuidado com as pegadinhas.
  • Treine com simulados e com o tempo correto da prova, para estar pronto para o tempo disponível no dia do concurso.

Por fim, confira mais um pouco sobre o Concurso da Magistratura do Trabalho, com edital publicado recentemente e que tem a FGV como banca:

Assista.

Bons estudos e boa sorte, concurseiro! E contem com toda a equipe do CERS.

Você pode se interessar por:


 

 

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a