Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Administre seu tempo e obtenha mais resultados nos estudos!

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 15/02/2023, às 09:17 Atualizado em 28/02/2023 às 08:52

Quantas vezes na semana você tem a sensação de que, para dar conta de todas as suas tarefas, seu dia precisaria ter, no mínimo, 36 horas? Certamente, isto ocorre com frequência.  Esta sensação de falta de tempo pode advir de uma administração ineficaz dele.

Sempre pensando em lhe auxiliar em sua preparação, tornando sua jornada cada vez mais leve, preparamos algumas dicas para você aprender a gerenciar melhor o tempo que tem disponível. Confira!

Identificando a importância das tarefas

Já parou para pensar se todas as atividades as quais você está dedicando tempo são realmente importantes? À primeira vista, essa pode parecer uma indagação estranha, mas esse é um questionamento necessário. Nós somos recorrentemente impulsionados pela rotina e o hábito acaba ilidindo nossa capacidade de questionar certos comportamentos já enraizados.

Por exemplo, analise sua rotina visando identificar quais hábitos podem ser executados em menos tempo ou, até mesmo, extintos de seu dia-a-dia. Será que você tem que assistir ao capítulo de sua série do coração no dia em que ela é disponibilizada? Ou será que você pode favoritar o episódio para assisti-lo no dia reservado ao lazer?

Mas, cuidado, concurseiro! O objetivo aqui não é extinguir do seu cotidiano os momentos de descompressão e descanso. Jamais! Eles são de suma importância. Nunca se esqueça disso!

Tempo para o lazer

Já salientamos, em outras oportunidades, a importância dos momentos de lazer e exercícios físicos. Inclusive, a depender do concurso que se pretende prestar, a preparação física deve integrar o cronograma de estudos, lado a lado ao Direito Constitucional, por exemplo.

Por falar em cronograma de estudos, se não sabe como montar o seu, confira nossas dicas.

Este é o caso das carreiras policiais, as quais o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF, é etapa subsequente às provas de conhecimentos. Assim, o candidato não deve esperar a aprovação nas primeiras etapas para iniciar sua preparação física, ela deve se dar concomitantemente aos estudos teóricos.

Redes sociais

Outro exemplo de atividade que consome muito do tempo da vida dos concurseiros são as redes sociais! O candidato pode até não interromper os estudos para responder aos aplicativos de mensagens. Mas, se, ao invés disso, ele reserva os momentos antes de dormir para se atualizar em todas as redes das quais participa, está cometendo um erro.

Primeiramente, já foi comprovado por vários estudos e reiteradamente divulgado nos mais variados meios de comunicação, que a luz proveniente dos aparelhos eletrônicos é prejudicial, pois inibe a sonolência e pode impactar negativamente na qualidade do sono.

Também é de conhecimento de todos que uma noite bem dormida é condição para um dia produtivo. Assim, deve-se ter em mente que é importante não apenas “dormir”, mas dormir pelo tempo apto a satisfazer a necessidade biológica de cada indivíduo, de forma contínua (portanto, sem interrupções desnecessárias, como as decorrentes de notificações no celular, por exemplo) e qualitativa (sono profundo é essencial, ao menos em parte da noite).

Sendo assim, não seria mais proveitoso dedicar mais 30 minutos diários para a resolução de questões, por exemplo? Se sim, vale o questionamento (de forma crítica, sensata e imparcial, claro!) se aquela meia horinha despendida na “olhadinha” no feed são de fato importantes.

E mais, se aquele tempo que você reservou às redes sociais antes de dormir não impactaram na noite de sono, de forma a tirar-lhe 30 minutos de produtividade no dia seguinte, em decorrência da noite “mal dormida”.

E então, quais as dicas?

A sugestão é analisar a rotina globalmente e identificar quais atividades poderiam ser abolidas ou ter destinado menos tempo. As atividades devem demandar tempo condizente com sua real importância.

No mesmo sentido, indagar quais atividades não precisam ser realizadas imediatamente, podendo ser realocadas para momentos mais livres, de forma a não comprometer o fluxo de produtividade e o rendimento do candidato.

A preparação para as provas deve ser um misto de planejamento e persistência. Certamente não será “fácil”, mas também, não deve se tornar um fardo insustentável.

Por óbvio, serão necessárias certas abdicações, mas o candidato também deve tentar usufruir (e aproveitar) o processo. Algumas atitudes podem contribuir para que essa jornada seja mais leve. Conte conosco para lhe auxiliar nisso. Seja resiliente, a jornada é árdua, mas persista até o êxito!

A tecnologia não é sua inimiga!

Não é porque você deve ficar longe das redes sociais que você não pode utilizar outras ferramentas durante o estudo. Confira o vídeo abaixo com 5 apps que farão a diferença no seu dia-a-dia como concurseiro!

A solução para seu problema de gestão de tempo nos estudos

Os Cursos Completos CERS 2023 são pensados na melhor gestão do seu tempo. Contando com aulas curtas de aproximadamente 10 minutos e avaliação do seu perfil de estudo, além de metas diárias que podem ser cumpridas em até 2 horas, você conquistará a sua aprovação muito mais rapidamente!

Quer saber mais sobre os Cursos Completos CERS 2023? Então que tal experimentar o curso gratuitamente? Confira abaixo!

Conheça nossa metodologia de gestão de tempo aplicada nos Cursos Completos 2023 gratuitamente, através da nossa degustação

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Experiência CERS

.

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a