Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Tudo sobre a carreira de Delegado de Polícia Civil

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 15/03/2023, às 17:11 Atualizado em 15/03/2023 às 17:30

Olá, concurseiros e futuros Delegados! A carreira de Delegado de Polícia Civil é uma das mais populares entre os concurseiros que sonham com a área policial. Nessa matéria, iremos falar tudo sobre a carreira, como atribuições, requisitos, etapas do concurso e remuneração!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Delegado de Polícia Civil

Atribuições do cargo

O Delegado de Polícia é o chefe da Polícia Investigativa e tem a missão de presidir o inquérito policial, visando à apuração das infrações penais. Ele também define as diligências que devem ser realizadas e toma decisões relativas a diversos direitos individuais, tais como liberdade, patrimônio e intimidade do cidadão.

Logo, o Delegado pode conceder liberdade provisória com fiança, realizar indiciamento, buscas em indivíduos, expedir mandados de intimação e de condução coercitiva, determinar ação controlada, fazer acordos de colaboração premiada etc.

O Delegado de Polícia Civil também tem o dever de elaborar portarias e relatórios, apreender, requisitar perícias, expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência, gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, dentre outros.

Requisitos para a carreira

O interessado no cargo de Delegado deve ser bacharel em Direito. Alguns certames ainda exigem prática jurídica ou policial. Essa exigência é variável entre os Estados.

Também são requisitos para investidura no cargo: nacionalidade brasileira; estar no gozo dos direitos políticos; estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino; não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público; ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo; ter sido aprovado em todas as fases e etapas do Concurso Público e classificado dentro do número de vagas.

É de suma importância ressaltar que os requisitos para investidura nos cargos podem variar conforme o concurso que se pretende prestar. Diante disso, é essencial ficar atento e conhecer o edital.

Etapas do concurso

Em regra, os concursos para ingresso na carreira de Delegado de Polícia Civil envolvem etapas teóricas, com avaliações objetivas, subjetivas, oral, e em alguns casos, avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetivas, em regra, exigem conhecimentos básicos e específicos. Ressalte-se que as principais disciplinas jurídicas são Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Legislação Penal Especial.

Por fim, uma etapa muito importante e que se destaca nos concursos para a carreira é o Teste de Aptidão Física. O teste geralmente é composto por provas de barra fixa, corrida, natação e salto em distância, com critérios mínimos de aprovação diferenciados para candidatos do sexo masculino e feminino.

Leia também: Concursos para Delegado: Panorama para 2023

Remuneração bruta do Delegado

Além de tudo que já falamos sobre a carreira, nada melhor que falar da remuneração, certo? Abaixo trouxemos dados de um levantamento feito pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia (ADPF). Confira a seguir:

Ranking das remunerações brutas do cargo de Delegado por estado

Prepare-se para os concursos de Delegado

Se você sonha em se tornar Delegado, chegou a hora de conquistar! O CERS se uniu ao AlfaCon para oferecer o melhor curso de Delegado do mercado

De um lado, o CERS com +98 mil alunos matriculados em Carreiras Jurídicas, a maior instituição de ensino a distância do ramo. Do outro, o AlfaCon com +250 mil alunos aprovados e referência em aprovação nas Carreiras Policiais.

Juntos, reunimos as nossas experiências nas Carreiras Jurídicas e Carreiras Policiais para oferecer a você uma preparação completa. Queremos ver você aprovado o quanto antes nesta nobre profissão, com um alto salário e a estabilidade financeira e profissional.

Clique aqui para saber de tudo em primeira mão!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a